SóProvas


ID
5357545
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Há muitos sistemas identificadores em uso para diferentes tipos de materiais em bibliotecas. O código único preferido pelos editores para identificação e troca de conteúdo de um objeto digital, como artigos, documentos da Web, e outros itens de propriedade intelectual, é o:

Alternativas
Comentários
  • Ao depositar DOI nos artigos científicos, os editores também têm um controle mais preciso sobre as citações da sua revista, já que o código DOI evita duplicações de textos.

    Outra vantagem é o monitoramento de diferentes versões da pesquisa, preservação dos direitos autorais e busca rápida sobre os principais dados dos artigos, como instituições de fomento vinculadas, já que os editores podem escolher o nível de granularidade dos metadados depositadas.

    O uso do código DOI como URL também permite que a revista invista no monitoramento de métricas alternativas para complementar o conhecimento sobre o impacto de seus artigos nas redes sociais, além de permitir que novos leitores conheçam o periódico científico e compartilhem o link permanente dos artigos.

    Além de aumentar o impacto de suas pesquisas, os autores também podem integrar seus artigos com código DOI nas principais plataformas de currículos acadêmicos, como Lattes e ORCID, o que traz credibilidade nas informações inseridas.

  • Os códigos utilizados em publicações eletrônicas são o tema central desta questão. 

    Com o aumento do número de publicações eletrônicas periódicas disponíveis na Internet, a recuperação da informação se tornou também mais confusa.  

    O grande número de autores homônimos, o controle dos direitos autorais e a variedade de publicações similares podem gerar dificuldades para o usuário na pesquisa e recuperação da informação. 

    O Digital Object Identifier (DOI) (letra A) é uma solução desenvolvida para controlar melhor a identidade de autores e publicações. O DOI é um código de identificação de publicações que permite controlar melhor as citações de uma publicação, evitando duplicações, além de monitorar diferentes versões de uma pesquisa, auxiliara na preservação dos direitos autorais e promover a busca rápida dos itens por meio de links inseridos no próprio código. 

    As outras alternativas são identificadas como: 

    International Standard Serial Number (ISSN): Número de identificação de publicações periódicas. 
     
    Serial Item and Contribution Identifier (SICI); número usado para identificar exclusivamente volumes específicos, artigos ou outras partes identificáveis de uma publicação em série. 
     
    International Standard Book Number (ISBN): Número de identificação de livros e outras publicações individuais. 
     
    Machine-Readable Cataloging (MARC): formato de intercâmbio eletrônico de dados bibliográficos. 

    Gabarito do Professor: Letra A