SóProvas


ID
5357551
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No momento da doação, os bibliotecários devem atentar para o fato de que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • "As bibliotecas foram criadas para atingirem objetivos específicos, que nem sempre vão ao encontro dos interesses ou desejos dos doadores. Alguns almejam que suas doações recebam maior destaque no acervo, procurando indicar maneiras como deverão ser tratadas após a aceitação (estantes diferenciadas, salas especiais, restrições ao uso, etc.). Usuários que fazem esse tipo de proposta, embora guiados por boas intenções, estão interferindo na administração da coleção, que é competência dos bibliotecários, e ultrapassando a barreira do razoável." (VERGUEIRO, 2010, p. 76)

    B

    VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.

  • a) Doação

    É comum o oferecimento de materiais às bibliotecas, sejam elas quais forem. Os usuários tendem a pensar que os bibliotecários devem mostrar-se extremamente agradecidos pelas doações por eles oferecidas, ficando, em muitos casos, verdadeiramente horrorizados quando algum bibliotecário rejeita a sua doação de "livros velhos que estavam atravancando a garagem", ou quando, mesmo aceitando-os, recusasse a colocá-los em lugar de destaque e, algumas vezes - horror dos horrores! -, simplesmente descartam a maior pane deles ou os usam para permuta com outras publicações. O que é difícil para eles entender- também o é para muitos bibliotecários-é que os critérios para seleção de doações são rigorosamente os mesmos utilizados para a seleção de materiais comprados; ou seja: jamais se aceitaria como doação qualquer material que não se iria adquirir caso se possuísse a verba para tanto. Porque nenhum material, afinal de contas, é absolutamente gratuito para qualquer biblioteca. O custo para tratamento técnico e armazenamento de um material recebido por doação é idêntico ao daquele adquirido via compra. Isto parece, aliás, mais que evidente, algo sobre o que é desnecessária maior discussão. 

    Mas as doações serão, também. importante instrumento para aquisição.na medida cm que forem devidamente direcionadas pelo bibliotecário, por intermédio de uma política de doações, parte integrante do documento de política para desenvolvimento da coleção. Nela serão estabelecidos os critérios para recebimento de doações, a prática da biblioteca com relação a doações sob condição. (VERGUEIRO, 1989, p. 69)

    VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis; APB, 1989. 96p. ()

  • A questão aborda processos vinculados ao desenvolvimento de coleções. 

    O recebimento de doações pode ser de grande auxilio para o desenvolvimento da coleção de uma biblioteca. Todavia, o processo de recebimento de doações deve ser criterioso e registrado de maneira adequada. 

    A gestão da biblioteca deve impor limites para a doação de maneira racional, evitando assim o recebimento desenfreado de materiais que podem não ser necessários à coleção ou não estarem em condição de uso. 

    Com base nestes e outros conhecimentos sobre o tema, identificamos as alternativas como: 

    A) CORRETA. O recebimento de uma doação não pode comprometer os critérios adotados para a seleção de material. O recebimento descriterioso pode trazer maiores problemas ao invés de enriquecer a coleção. Logo, deve ser mantido o mesmo nível de exigência utilizado na seleção de materiais comprados no momento do recebimento de doações. 

    B) INCORRETA. Os bibliotecários podem se mostrar agradecidos e até destacar materiais doados na biblioteca, mas isso não significa que devem receber qualquer material apenas por agradecimento. A gestão da biblioteca pode e deve recusar materiais que não atendem as exigências e explicar o motivo da recusa ao usuário doador, aproveitando a oportunidade para informá-lo sobre como funciona o desenvolvimento da coleção. 

    C) CORRETA. A inclusão de um item ao acervo deve ser criteriosa, não sendo necessária a inclusão de um material que não seria comprado para a coleção ou que não agrega ao acervo apenas por ser doação. 

    D) CORRETA. O material doado, ainda que adquirido sem custos, também será processado e também precisará ser preservado, conservador e armazenado. 

    E) CORRETA. Uma política com esse objetivo permite que o desenvolvimento da coleção não seja prejudicado pelo aceite descriterioso de materiais desnecessários. 

    Gabarito do Professor: Letra B