A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. (Fonte: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/)
Não é correto falar em cessar totalmente a exploração de recursos, ou mesmo a manutenção intacta da natureza, pois é inviável à economia e sobrevivência atuais. O correto seria um uso mais razoável e ponderado, de forma a garantir que gerações futuras também possam ter acesso a recursos naturais e energéticos. Gabarito ERRADO.
O historiador britânico Eric Hobsbawm publicou a obra "Era dos Extremos: o breve século XX", no qual buscou fazer uma análise das transformações – mais do que das permanências – que marcaram o século. Quando prestamos atenção aos processos históricos da época percebemos que muitos foram os “extremos", bons e ruins.
Conquistas de atletas, por exemplo, que levaram suas capacidades a extremos. Descobertas científicas resultantes de estudos ... extremos em tempo, recursos humanos e recursos materiais. Ao mesmo tempo, extremos em destruição – como aquela das bombas atômicas – em desumanidade , como o ocorrido em campos de concentração e extermínio na Europa e na Ásia durante a segunda Grande Guerra (1939 a 1945) . Também destruição extrema dos recursos naturais, que levou ao extremismo de ambientalistas.
No entanto, houve iniciativas no sentido de tentar “equilibrar os extremos". Um dos exemplos a serem mencionados pode ser a construção do conceito de “desenvolvimento sustentável". A proposta é de utilizar os recursos da natureza de forma a poupá-los e fazer reposição dos mesmos sempre que possível. de forma a preservar o planeta , permitindo a sobrevivência das gerações futuras. Essa foi a ideia enunciada no relatório “Nosso Futuro Comum", também conhecido como Relatório Bruntland, de 1986. E, a partir do relatório, o conceito de desenvolvimento sustentável foi elaborado.
A bibliografia acerca da questão ambiental é a cada dia mais vasta, abarcando fauna e flora, terrestre, marinha e fluvial. Florestas e águas, ar e terra. Vale especial atenção às publicações do Greenpeace e outras organizações ambientalistas, além daquelas dos Partidos Verde ao redor do globo. No Brasil as publicações de Carlos Minc e Alfredo Sirkis são interessantes e informativas.
Pelo exposto é possível inferir que a afirmativa apresentada na questão está incorreta
Gabarito do Professor: ERRADO.