Segundo o Manual de Sistemas Pré-Fabricados de Concreto (FERREIRA, 2003), que consiste em uma tradução do trabalho de Arnold Van Acker, os tipos mais comuns de sistemas estruturais de concreto pré-moldado são:
- Estruturas aporticadas, consistindo de pilares e vigas de fechamento, que são utilizadas para construções industriais, armazéns, construções comerciais, etc. (LETRA A - CORRETA)
- Estruturas em esqueleto, consistindo de pilares, vigas e lajes, para edificações de alturas médias e baixas, e com um número pequeno de paredes de contraventamento para estruturas altas. As estruturas em esqueletos são utilizadas principalmente para construções de escritórios, escolas, hospitais, estacionamentos, etc. (LETRA B - CORRETA)
- Estruturas em painéis estruturais, consistindo de componentes de painéis portantes verticais e de painéis de lajes, as quais são usadas extensivamente para a construção de casas e apartamentos, hotéis, escolas, etc. (LETRA C - CORRETA)
- Estruturas para pisos, consistindo de vários tipos de elementos de laje montados para formar uma estrutura do piso capaz de distribuir a carga concentrada e transferir as forças horizontais para os sistemas de contraventamento. Os pisos pré-moldados são muito usados em conjunto com todos os tipos de sistemas construtivos e materiais. (LETRA D - INCORRETA, pois as estruturas para pisos NÃO consistem em células. A definição do item D corresponde aos sistemas celulares, não às estruturas para pisos.)
- Sistemas para fachadas, consistindo de painéis maciços ou painéis sanduíche, com ou sem função estrutural. Apresentam-se em todos os tipos de formato e execuções, desde o simples fechamento até os mais requintados painéis em concreto arquitetônico para escritórios e fachadas importantes.
- Sistemas celulares, consistindo de células de concreto pré-moldado e, algumas vezes, utilizados para blocos de banheiros, cozinhas, garagens, etc.
Por fim, conclui-se que a única alternativa que não define corretamente um tipo de sistema estrutural de concreto armado é a LETRA D.
Gabarito do Professor: Letra D.
FONTE: VAN ACKER, Arnold; FERREIRA, M. A. Manual de Sistemas Pré-Fabricados de Concreto, 2002