SóProvas


ID
5363182
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia

Anthony Giddens afirma que as três das mais importantes e recentes perspectivas sociológicas são o funcionalismo, a abordagem de conflito e o interacionismo simbólico, e que há conexão direta ou indiretamente com os teóricos da Sociologia, Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Assinale as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os teóricos do conflito examinam as tensões entre grupos dominantes e desfavorecidos dentro da sociedade e buscam compreender como as relações de controle são estabelecidas e perpetuadas.
( ) Para o funcionalismo a sociedade é um sistema complexo cujas diversas partes trabalham conjuntamente para produzir estabilidade, motivo pelo qual entende que a Sociologia deve investigar a relação existente entre as partes de uma sociedade.
( ) A abordagem de conflito, assim como no funcionalismo, entende ser importante as estruturas existentes dentro de uma sociedade, mas considera importante as divisões existentes na sociedade para sua análise.
( ) O interacionismo simbólico considera mais importante a análise das interações existentes entre os membros da sociedade que formam as estruturas e tem como um de seus expoentes, o francês Émile Durkheim (influência indireta) e o alemão Max Weber (influência direta).
( ) Foi a teoria de Karl Marx que influenciou os teóricos do conflito, inclusive Ralf Dahrendorf, em sua clássica obra, Classe e Conflito de Classe na Sociedade Industrial, de 1959, em que relaciona o conflito mais amplamente à autoridade e ao poder.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    O interacionismo simbólico considera mais importante a análise das interações existentes entre os membros da sociedade que formam as estruturas e tem como um de seus expoentes, o francês Émile Durkheim (influência indireta) e o alemão Max Weber (influência direta).  - ERRADO

    As suas origens mais diretas residem na obra do filósofo americano G. H. Mead (1863-1931), embora tenha sofrido influência indireta de Max Weber (que influenciou a obra de Mead).

    Foi a teoria de Karl Marx que influenciou os teóricos do conflito, inclusive Ralf Dahrendorf, em sua clássica obra, Classe e Conflito de Classe na Sociedade Industrial, de 1959, em que relaciona o conflito mais amplamente à autoridade e ao poder. - ERRADO.

    Para redigir sua obra Dahrendorf se baseia, sobretudo, nas ideias de Weber. Marx concebia as diferenças de interesses sobretudo em função das classes, mas Dahrendorf relaciona-as de uma forma mais vasta com a autoridade e o poder.

    ..............................................................................................................................................................................

    Os teóricos do conflito centram suas análises em questões de poder, na desigualdade e na luta. Tendem a ver a sociedade como algo que é composto por diferentes grupos que lutam pelos seus próprios interesses. Defendem, também, um "modelo" abrangente para explicar a forma como a sociedade funciona, e analisam as tensões existentes entre grupos dominantes e desfavorecidos da sociedade, procurando compreender como se estabelecem e perpetuam as relações de controle. Entretanto, rejeitam, a ênfase que os funcionalistas dão ao consenso. Marx e Weber são os principais influenciadores dessa corrente.

    O funcionalismo defende que a sociedade é um sistema complexo cujas partes se conjugam para garantir estabilidade e solidariedade, enfatizando a importância do consenso moral na manutenção da ordem e da estabilidade na sociedade. O consenso moral verifica-se quando a maior parte das pessoas de uma sociedade partilham os mesmos valores. Comte e Durkheim são seus principais expoentes.

    Por sua vez o interacionismo simbólico pode ser considerado uma das correntes das Teorias/Perspectivas da ação social, que dão uma atenção muito maior ao papel desempenhado pela ação e pela interacção dos membros da sociedade na formação das estruturas sociais. Aqui, o papel da Sociologia é visto como sendo mais o da procura do significado da ação e da interação social, do que o da explicação das forças externas aos indivíduos que os compelem a agir da forma que agem. Centram-se na análise da maneira como os actores sociais se comportam uns com os outros e para com a sociedade. 

    O interaccionismo simbólico dirige a nossa atenção para os detalhes da interacção interpessoal, e para a forma como esses detalhes são usados para conferir sentido ao que os outros dizem e fazem.

    Fonte: GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4ª ed. 2001