-
Infraestrutura como Serviço
-
Resposta: item B
É importante ficar atento ao comando da questão:
“Refere-se a serviços online que fornecem APIs de alto nível usadas para desreferenciar vários detalhes de baixo nível da infraestrutura de rede subjacente, como recursos de computação física, localização, particionamento de dados, dimensionamento, segurança, backup etc.
-
Gab: B
IaaS - "Infrastructure as a Service" ou Infraestrutura como Serviço (em português): refere-se a serviços online que fornecem APIs de alto nível usadas para desreferenciar vários detalhes de baixo nível da infraestrutura de rede subjacente, como recursos de computação física, localização, particionamento de dados, dimensionamento, segurança, backup etc. Executa as máquinas virtuais como convidados. "Pools" de "hipervisores" dentro do sistema operacional de nuvem podem suportar um grande número de máquinas virtuais e a capacidade de escalonar os serviços de acordo com os diferentes requisitos dos clientes. Os contentores Linux são executados em partições isoladas de um único kernel do Linux em execução diretamente no hardware físico. "
PaaS -"Plataform as a Service" ou Plataforma como Serviço (em português): dá aos desenvolvedores as ferramentas necessárias para criar e hospedar aplicativos Web. A PaaS foi desenvolvida para proporcionar aos utilizadores o acesso aos componentes necessários para desenvolver e operar rapidamente aplicativos Web ou móveis na Internet, sem se preocupar com a configuração ou gerenciamento da infraestrutura subjacente dos servidores, armazenamento, redes e bancos de dados.
Saa - SSoftware como serviço, do inglês Software as a service (SaaS), é uma forma de distribuição e comercialização de software. No modelo SaaS, o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura
necessária à disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação), e o cliente utiliza o software via internet,
FaaS - "Function as a Service" - ou Função como Serviço (em português): é uma chamada de procedimento remoto hospedada em serviço que aproveita a computação sem servidor para permitir a implementação de funções individuais na nuvem que são executadas em resposta a eventos. O FaaS está incluído no termo mais amplo computação sem servidor, mas os termos também podem ser usados de forma intercambiável.
XaaS - "Everything as a Service" ou Tudo como Serviço (em português): quando se utiliza tudo, infraestrutura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço. Tudo como um serviço oferece a flexibilidade para que utilizadores e empresas personalizem seus ambientes de computação para criar as experiências que desejam, tudo sob demanda. O XaaS é dependente de uma forte plataforma de serviços em nuvem e conectividade confiável à Internet
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Desreferenciar vários detalhes de baixo nível da infraestrutura de rede subjacente, como recursos de computação física, localização, particionamento de dados, dimensionamento, segurança, backup? Trata-se de uma Infraestrutura como Serviço (IaaS).
Gabarito: Letra B
-
Olá!
Gabarito: B
Bons estudos!
-As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar
-
GABARITO - B
MODELOS DE SERVIÇOS
IaaS - Infraestrutura com Serviços-> As partes de um servidor são alugadas sob demanda. É a terceirização (Aluguel) de partes de uma infraestrutura, ou seja, o provedor fornece processamento, memória, armazenamento e outros recursos computacionais para o consumidor. Também pode ser chamado de Hardware as a Service (HaaS). O Consumidor não controla a parte física da infraestrutura, o controle se dar por meio de virtualização de máquinas.
PaaS - Plataforma com Serviço: Plataformas de desenvolvimento são alugadas (banco de dados, linguagens de programação, servidores virtuais) sem necessidade de aquisição física de máquinas ou licenciamento de programas. É um ambiente que fornece uma integração entre serviços para testar, e implementar aplicações. A PaaS permite que os Consumidores criem seus próprios aplicativos na nuvem.
Exemplos: Heroku, Windows Azure Cloud, Google AppEngine, RedHat OpenShift, Amazon Web Services (AWS), IBM Bluemix, Tsuru.
SaaS - Software como Serviços -> Aplicativos são alugados sob demanda, muitas vezes rodam no próprio servidor, sem precisar instalar no computador do usuário. O SaaS permite que os consumidores em nuvem executem aplicativos on-line. É um novo formato de distribuição de softwares para computadores. Nesse modelo a licença do software está vinculada ao usuário e não a máquina, desta forma o usuário poderá acessar de qualquer lugar.
Exemplos: Google Docs, Google Drive, One Drive, Office 365, DopBox.
----------------------------------------------------------------
Resumo do resumo:
SaaS = Sou eu - Usuário comum
PaaS = Programador - utilizado pelos desenvolvedores para criar, modificar e otimizar softwares e aplicativos.
IaaS = Infraestrutura como serviço - oferece serviços: Memória, Sistema Operacional.
-
Questão: B
IaaS (infraestrutura como um serviço): É uma infraestrutura na nuvem que oferece processamento, memória, armazenamento, banco de dados e servidores, via internet ou por uma rede privada.
-
Infraestrutura na nuvem
IaaS é um serviço que abrange todos componentes de hardware e software (servidores, banco de dados, armazenamento, rede etc.) que são necessários para suportar os requisitos de computação em um modelo na nuvem (cloud computing).
advancedit.com