SóProvas


ID
5366380
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Planaltina - GO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Sistema Operacional Multitarefa é caracterizado pela execução de mais de um programa ao mesmo tempo, onde diversos procedimentos concorrem pelos recursos de processamento do hardware desse sistema, sendo para isso necessário gerenciar e definir a prioridade de cada um dos programas em execução. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Sistemas batch: foram os primeiros tipos de sistemas operacionais multiprogramáveis a serem implementados. Eram armazenados em memória interna e principal, onde aguardavam a sua execução.
II. Sistemas de tempo compartilhado: os sistemas de tempo compartilhado (timesharing) também são conhecidos por sistemas online. Caracterizam-se pela execução de diversos programas a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice).
III. Sistemas de tempo real: implementados analogamente aos sistemas de tempo compartilhado, tem como diferença entre os dois tipos de sistemas o tempo exigido no processamento das aplicações. Em sistemas de tempo compartilhado, a variação do tempo de processamento não compromete as aplicações em execução. Já em sistemas de tempo real, os tempos de processamento obedecem a limites rígidos ou poderão ocorrer problemas irreparáveis.

É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Nos sistemas de tempo compartilhado, o tempo do processador é dividido em pequenos intervalos de tempo (time slices), dando a impressão de que diversos programas são executados ao mesmo tempo.  Os sistemas monoprogramáveis tem a característica de que o processador, a memória e os periféricos permanecem exclusivamente dedicados à execução de um único programa.

  • Sistemas batch: foram os primeiros tipos de sistemas operacionais multiprogramáveis a serem implementados. Eram armazenados em memória interna e principal, onde aguardavam a sua execução.

    Batch (de lote):

    Os sistemas operacionais mais antigos trabalhavam “por lote”, ou seja, todos os programas a executar eram colocados em uma fila, com seus dados e demais informações para a execução. O processador recebia os programas e os processava sem interagir com os usuários, o que permitia um alto grau de utilização do sistema. Além disso, o termo “em lote” também é usado para designar um conjunto de comandos que deve ser executado em sequência, sem interferência do usuário. Exemplos clássicos desses sistemas incluem o IBM OS/360 e o VAX/VMS, entre outros.

    Fonte: Sistemas Operacionais - Conceitos e Mecanismos - Carlos Alberto Maziero. – Curitiba : DINF - UFPR, 2019.

    Os sistemas batch ou sistemas em lote foram os primeiros sistemas multiprogramáveis a serem implementados (fim da primeira e início da segunda geração de computadores - 1960), caracterizando-se por programas armazenados em disco ou fita, que uma vez iniciados, exigem pouca ou nenhuma interação do usuário, processando de forma sequencial e contínua até o fim do serviço (job), quando então é devolvido o resultado final do processamento, produzindo uma saída em disco ou fita.

    Fonte:https://sites.google.com/site/ifsulmiguel/disciplinas/sistemas-operacionais/unidade-ii-tipos-de-sistemas-operacionais/2-2-sistemas-multiprogramaveis

  • O erro na I é dizer que o sistema Batch armazenava o que iria executar em memória interna. Na verdade a fonte da execução do dito lote era proveniente de memória externa. Segundo Machado e Maia, todas entradas e saídas são advindas de memória secundária