SóProvas


ID
5370244
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que entrada é a forma como o item bibliográfico é registrado em um sistema de recuperação da informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ENTRADA ANALITICA (R) - consiste no registro da parte de um item bibliográfico em um catálogo ou bases de dados.

    O campo contém informações relativas ao documento fonte da unidade componente descrita no registro - relação vertical. Este campo é utilizado para permitir ao usuário localizar a obra física que contém a parte ou sub-unidade que está sendo catalogada.

    Em periódicos ou obras publicadas em volumes, é necessário informar o subcampo $g que indica a localização exata da parte componente dentro do documento bibliográfico.

    Este campo só é utilizado quando no Tipo de obra, escolhe-se a opção Artigo/Analítica e no Líder /07 (nível bibliográfico) codifica-se como a (parte componente de monografia), b (parte componente de periódico-com periodicidade) ou d (subunidade).

    Ribeiro (2006, p. 21-11) descreve que “Autor pessoal […] é a pessoa principal responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um item, como: escritores de livros, compositores de músicas, escultores, pintores […] etc.”.

    O AACR2 prevê três tipos de autoria:

    a) autoria individual: responsabilidade de uma única pessoa ou entidade (Regra 21.4 do AACR2);

    b) autoria compartilhada: responsabilidade de várias pessoas ou entidades (Regra 21.6 do AACR2);

    c) autoria mista: responsabilidade de várias pessoas ou entidades, porém cada uma com uma função diferente (Regra 21.8 do AACR2). 

    Obra com autoria compartilhada entre dois ou mais autores, com um principal indicado, o ponto de acesso será pelo autor principal, com secundária para o(s) outro(s), se não houver mais de três. Na Regra 21.6C1 do AACR2 consta que: Se dois ou três autores se reúnem para criar uma obra e nenhum é indicado como principal, o ponto de acesso principal se faz para o cabeçalho do primeiro citado, com ponto secundário para o segundo e terceiro quando houver” (MEY, 2003, p. 38, grifo nosso). 

    Terá também entrada principal pelo título quando os documentos de autoria pessoal desconhecida (Regra 21.5 do AACR2), difusa (mais de 3 autores – Regra 21.6C2 do AACR2), que não seja possível ser determinada (incerta) e que não emanam de uma entidade (Regra 21.1B2 do AACR2) (RIBEIRO, 2006, p. 21-27).

    Autoria Mista De acordo com Ribeiro (2006, p. 21-68), autoria mista “é aquela em que duas ou mais pessoas contribuem de forma diferente para sua criação”.  Autoria coletiva (CUNHA e CAVALCANTI, 2008, p. 40).

  • De acordo com o glossário do AACR2:

    Ponto de acesso: nome, termo, código, etc., sobre o qual pode ser procurado e identificado um registro bibliográfico.