SóProvas


ID
5371111
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos elementos envolvidos na cadeia de transmissão da Esquistossomose:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • Gabarito: letra E.

    e) Os hospedeiros intermediários começam a eliminar miracídios após quatro a sete semanas da infecção pelas cercárias, e assim se mantêm por vários meses.

    Correção:

    Os hospedeiros intermediários começam a eliminar cercárias após quatro a sete semanas da infecção pelos miracídios, e assim se mantêm por vários meses.

    .

    Ciclo de transmissão da esquistossomose

    Um indivíduo doente inicia o ciclo de transmissão ao eliminar suas fezes contendo ovos do parasita. Esses ovos, em ambiente aquático, absorvem água e rompem a casa, liberando uma forma larval do Schistosoma mansoni denominada miracídio. O miracídio busca ativamente pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário.

    No interior do hospedeiro intermediário, o miracídio sofre uma série de modificações, transformando-se em cercárias. As carcárias são liberadas do corpo do caramujo para o ambiente aquático, no qual nadam ativamente. A liberação da cercária é influenciada pela luz solar e a temperatura da água, ocorrendo geralmente entre 11 h e 15 h, período que coincide com quando mais pessoas buscam se refrescar nos ambientes aquáticos.

    As cercárias são as formas larvais que infectam o hospedeiro definitivo. Elas penetram ativamente na pele do homem, dando origem a uma irritação no local da penetração que varia de intensidade de uma pessoa para outra.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/esquistossomose.htm