SóProvas


ID
5371549
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Levando-se em consideração que a tipologia documental é decorrência natural das funções atribuídas a uma organização ou entidade, e que a constituição dos tipos documentais pode ser simplificada pela fórmula “substantivo (espécie documental) + locução adjetiva (função)”, assinale a alternativa que apresenta uma espécie documental.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe pq não é tudo. Tô tentando achar. Please

  • Achei o erro. É bem sutil.

    A letra B é a única que está no plural, o que significa uma abrangência maior(espécie), ao contrário das demais que estão no singular, trazendo uma especificação(tipo).

    Se eu estiver errada comenta aqui para agregar conhecimento correto.

  • Em "prova de ciências" (alternativa b), o "de ciências" é uma qualidade/característica, mas não um "fator gerador" ou "função", assim não completa a combinação da fórmula para a composição de um tipo documental. Sendo classificado por fim como uma espécie documental, a "prova" não existe em função de "ciências".

    Diferente do que acontece nas demais alternativas, como por exemplo em:

    - Acordo de reconciliação (o acordo existe em decorrência da reconciliação).

    Fonte: Estratégia Concursos

  • Tipo documental:

    *Divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática/natureza de conteúdo/técnica do registro.

    Ex: cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras.

    *“substantivo (espécie documental) + locução adjetiva (função)”.

    Espécie documental :Divisão de gênero documental que reúne tipos documentais por seu formato. Ex: ata, carta, decreto, disco, filme, folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório.

  • a)  Acordo de reconciliação. (ERRADA)

     Essa alternativa é um tipo documental.

    Tipo documental é a configuração que assume a espécie documental conforme a atividade que ela representa. Ou seja, é a junção da espécie documental com a atividade que a gerou ou com sua função (sua origem).

     Nesse caso, foi a "reconciliação" que gerou esse "acordo". Ex.:

    • certidão de nascimento (tipo) = certidão (espécie) de nascimento (atividade que a gerou) 
    • contrato de aluguel (tipo) = contrato (espécie) de aluguel (função). 
    • acordo de reconciliação (tipo) = acordo (espécie) de reconciliação (atividade que a gerou).

    b)  Prova de ciências. (CORRETA)

     "Prova de ciências" não é um tipo documental, pois "de ciências" não é uma função que gerou a prova, mas sim uma característica ou qualidade dessa prova.  

    c)  Anteprojeto de lei. (ERRADA)

    d)  Recibo de entrega. (ERRADA)

    e)  Carta de apoio. (ERRADA)

     

    Essas alternativas também são tipos documentaisAnteprojetorecibo e carta são espécies documentais de "de lei", "de entrega" e "de apoio", respectivamente (que, por sua vez, são funções ou atividades).

     

    Como vimos e conforme citado no enunciado, a fórmula “substantivo (espécie) + locução adjetiva (função) forma o tipo (tipologia).