SóProvas


ID
5372410
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a Geopolítica do mundo atual é correto afirmarmos.

1) Estados Unidos e União Soviética alimentaram tensões internas entre o Norte e o Sul da então unificada Coreia, levando à eclosão da Guerra das Coreias em 1950.

2) O conflito na Síria surgiu junto aos movimentos da Primavera Árabe na Palestina e em Israel. A reação violenta do governo, aos protestos populares, resultou em aumento das tensões. Os rebeldes, em sua maioria muçulmanos sunitas, sofrem forte repressão de Bashar Al-Assad que pertence à minoria xiita.

3) No início dos anos 1980, o governo chinês criou as Zonas Econômicas Especiais, cujo objetivo era atrair pequenos proprietários rurais para se tornarem empresários industriais com apoio estatal.

4) Após os atentados de 11 de Setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma série de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos estadunidenses da ameaça representada pelo terrorismo internacional.


São corretas APENAS:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Quando ocorreu a divisão da Península coreana, dois governos surgiram: ao norte o governo comunista de Kim Il-Sung e ao sul o governo capitalista de Syngman Rhee. Os norte-coreanos tinham contato direto com a União Soviética, que lhes proporcionava suporte econômico e militar.

    A partir dessa base sólida, o Kim Il-Sung aflora o desejo de unificar as coreias, buscando apoio dos soviéticos para isso, que de início foi contra para não ter conflito com os EUA, mas acabou ajudando. A contribuição se deu mais por logística e suprimentos, do que propriamente por questões militares. Os chineses, sob pressão dos soviéticos, foram que forneceram milhares de soldados para os norte-coreanos.

    A Guerra das Coreias iniciou-se quando as tropas norte-coreanas ultrapassaram a fronteira para dar início à invasão da Coreia do Sul, mais precisamente em 25 de junho de 1950.

    Pós ataque de 11 de setembro, o então presidente George W. Bush assinou o USA Patriot Act (ou a “Lei Patriótica”). Esse decreto permitia que a inteligência interceptasse comunicações de pessoas supostamente envolvidas com terrorismo sem autorização judicial. Barack Obama estendeu esse decreto até 2015. Posteriormente, o Congresso decidiu substituir o Patriot Act pelo USA Freedom Act, que possui restrições quanto o manuseamento dos dados.