SóProvas


ID
5373136
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Luiziana - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, documento aprovado por unanimidade no dia 20 de novembro de 1959, que orienta os países do mundo inteiro a respeitarem as necessidades básicas das crianças, a criança passou a ser um sujeito de direitos. Nesse sentido, relacione a primeira com a segunda coluna em relação aos Direitos das Crianças e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
2. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe.
3. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
4. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
5. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
6. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
( ) Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.
( ) A criança necessita de amor e compreensão para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e material.
( ) A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes.
( ) O interesse superior da criança deverá ser o interesse diretor daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais. A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação.
( ) A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.
( ) A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: https://juridicocerto.com/p/mayara-almeida/artigos/principio-da-intervencao-minima-e-o-direito-penal-simbolico-3732

    ;-)

  • Fonte: https://juridicocerto.com/p/mayara-almeida/artigos/principio-da-intervencao-minima-e-o-direito-penal-simbolico-3732

    ;-)

  • 1. Direito a um nome e a uma nacionalidade.

    2. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe.

    3. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.

    4. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.

    5. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.

    6. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

    ( 2 ) Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.

    ( 4 ) A criança necessita de amor e compreensão para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afeto e segurança moral e material.

    ( 6 ) A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes.

    ( 5 ) O interesse superior da criança deverá ser o interesse diretor daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais. A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação.

    ( 1 ) A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.

    ( 3 ) A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.

  • a questão traz a baila a declaração universal dos direitos da criança - ONU 20/11/1959.

    Direito a um nome e a uma nacionalidade - Princípio 3º da referida declaração;

    2 -  Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequada para a criança e a mãe - Principio 4º da Declaração;

    3. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente - Princípio 5º da Declaração;

    4. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade - Princípio 6º da Declaração;

    5. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil - Principio 7º da Declaração;

    6. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos - Principio 10 da referida Declaração