SóProvas


ID
5374654
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Viçosa - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As estruturas em concreto armado podem ser executadas com produção de concreto manual, mecânica ou dosado em central, dependendo do porte da obra. O concreto dosado em central é misturado em equipamento estacionário ou em caminhão betoneira e transportado por equipamentos apropriados dotado ou não de agitação. Com relação ao concreto dosado em central, assinale a resposta CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Uma das vantagens do concreto dosado em central é que todas as etapas de transporte interno, lançamento, adensamento, acabamento superficial, cura, retirada de escoramentos e desforma são de responsabilidade da usina fornecedora do concreto.

    b) Em hipótese nenhuma o concreto poderá ser transportado por caminhão basculante com carroceria de aço, mesmo que fique garantida a não segregação do concreto.

    O concreto usinado pode ser transportado até o local da obra de duas formas: a primeira delas e mais comum é com o uso de caminhão betoneira, a outra opção é o caminhão basculante com carroceria de aço, em que o tempo de transporte permitido é reduzido para cerca de 40 minutos.

    c) Não é necessário prestar informações à usina no momento do pedido, como: dimensão máxima característica do agregado graúdo, classe de consistência e classe de agressividade ambiental.

    Na verdade essas informações são fudamentais para que seja fabricado o concreto usinado.

    d) A encomenda de concreto à usina poderá ser feita: pela resistência característica do concreto à compressão, ou pelo consumo de cimento, ou pela composição do traço. Além de informações como: dimensão máxima característica do agregado graúdo, classe de consistência e classe de agressividade ambiental.

    Gabarito.

    e) Devem ser coletadas aleatoriamente durante a operação de concretagem amostras para rompimento em cada idade. Cada exemplar será constituído de um corpo de prova.

  • e) Devem ser coletadas aleatoriamente durante a operação de concretagem amostras para rompimento em cada idade. Cada exemplar será constituído de um corpo de prova.

    Cada exemplar será constituído de dois corpos de prova.

  • Os trechos abaixos foram retirados da NBR 7212/2021 (atualizada em abril/2021 e corrigida em setembro/2021).

    A) Errado. Motivo:

    • 6.3.8 Operações subsequentes As operações de manuseio subsequentes à entrega do concreto, como transporte interno, lançamento, adensamento, acabamento superfcial, cura, retirada de escoramento e desforma, são de responsabilidade da executante da obra, conforme estipulado em contrato e na ABNT NBR 14931

    B) Errado. Motivo:

    • 4.5 Equipamentos para transporte Para os concretos produzidos em centrais misturadoras, admite-se o transporte por caminhão basculante ou Dumper, desde que, devido às características da mistura e às condições de transporte, fque garantida a não separação das partes constituintes do concreto e que este seja da classe de consistência S10. 

    C) Errado. Motivo:

    • 6.2.1 Pedido pela resistência característica do concreto à compressão e outras especifcações O concreto deve ser solicitado especifcando-se a resistência característica à compressão nas idades de controle, a classe de agressividade ambiental, a dimensão máxima característica do agregado graúdo e a classe de consistência (abatimento) ou a classe de espalhamento, no caso de concreto autoadensável no momento da entrega. Exigências complementares devem ser informadas à empresa de serviço de concretagem com antecedência, de forma a haver tempo hábil para a elaboração de traço que atenda a todas as especifcações

    D) Certo.

    • Não achei nada tão expresso nessa norma sobre isso, mas, analisando o item, é coerente. Além disso, os outros itens foram eliminados. Portanto, gabarito.

    E) Errado. Motivo:

    • 7.2.1 Amostragem As amostras devem ser coletadas aleatoriamente durante a operação de concretagem, conforme a ABNT NBR 16886. Cada exemplar deve ser constituído por dois corpos de prova da mesma viagem, moldados no mesmo ato, conforme a ABNT NBR 5738, para cada idade de rompimento. Toma-se como resistência do exemplar o maior dos dois valores obtidos no ensaio (fi).
  • A questão aborda regras e considerações sobre o concreto dosado em central, o qual tem as condições exigíveis para execução fixados pela NBR 7212 - Execução de concreto dosado em central.

    Letra A - INCORRETA

    A usina fornecedora do concreto é responsável pela dosagem e, geralmente, mistura e transporte do concreto até o local de entrega, conforme contrato (item 3.8 da norma). A norma define a “entrega e recebimento do concreto fresco" (item 3.11) como o ato após o qual, tendo sido aceito o concreto fresco, as operações de manuseio subsequentes à dosagem e, se for o caso, mistura e transporte, passam a ser de responsabilidade da executante da obra. Portanto, a afirmativa está INCORRETA.

    Letra B - INCORRETA

    O caminhão basculante com carroceria de aço é permitido, conforme item 4.5.1.2, desde que fique garantida  a  não  separação ou perda  das  partes  componentes  do  concreto. Portanto, a afirmativa está INCORRETA.

    Letra C - INCORRETA / Letra D - CORRETA

    A norma estabelece (item 5.1) que o pedido pode ser feito pela resistência característica do concreto à compressão, pelo consumo de cimento e pela composição da mistura (traço). Para cada caso, é necessário que sejam prestadas informações pertinentes, a saber:

    • Pela resistência característica à compressão, devem ser especificados a resistência característica  do  concreto  à  compressão,  a  dimensão (diâmetro)  máxima  característica  do  agregado  graúdo  e o  abatimento  do  concreto  fresco  (slump) no momento de entrega;
    • Pelo consumo de cimento, devem ser especificados o  consumo  de cimento  por  m³  de  concreto,  a  dimensão  (diâmetro)  característica do agregado graúdo e o abatimento (slump) do concreto fresco no momento da entrega;
    • Pelo traço, devem ser especificadas as quantidades por  m³  de  cada  um  dos  componentes,  incluindo-se  aditivos, se for o caso.

    Existem também informações complementares que podem ser solicitadas no momento do pedido. Portanto, a
    LETRA C está INCORRETA e a LETRA D CORRETA.

    Letra E - INCORRETA

    Quanto à amostragem, a norma estabelece (item 6.1) que os exemplares devem ser retirados aleatoriamente e constituídos de no mínimo DOIS corpos-de-prova para cada idade de rompimento, adotando-se o resultado maior dos valores de resistência obtidos. Portanto, como a afirmativa está INCORRETA, já que na verdade são exigidos dois corpos de prova.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7212 - Execução de concreto dosado em central. Rio de Janeiro, 1984.