SóProvas


ID
5376376
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o trecho a seguir.
“A guerra anunciada pela chamada Aliança Liberal não é contra o sr. Júlio Prestes, é contra nosso estado de São Paulo, e isso não é de hoje. A imperecível inveja contra o nosso deslumbrante progresso que deveria ser motivo de orgulho para todo o Brasil. Em vez de nos agradecerem e apertarem em fraternos amplexos, nos cobrem de injúrias e nos ameaçam com ponta de lanças e patas de cavalo!” (Discurso do Senador Cândido Nazianzeno Nogueira da Motta em 24 de setembro de 1929).
O trecho acima trata-se da prévia de qual movimento político brasileiro?

Alternativas
Comentários
  • O agravamento da crise econômica, a eclosão de revoltas e levantes militares, o crescimento das camadas sociais urbanas, além do acirramento dos conflitos políticos devido à progressiva divisão das oligarquias dominantes formam o conjunto de fatores que provocaram a Revolução de 1930.
  • Revolução constitucionalista de 1932

  • GAB-E

    TODOS QUERIAM UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, ESSA MANIFESTAÇÃO ACONTECEU AQUI EM SÃO PAULO NA ESQUINA DE CASA.

  • Em setembro de 1929 os paulistas ja estavam pedindo uma constituinte? isso não foi só após a enrolação do governo provisório? alguem explica aí!

  • Se refere a Revolução Constitucionalista que foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.

  • (A) Revolta da Armada: foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra os dois primeiros governos republicanos do país, que estavam tomando feições de uma ditadura militar.

    se opuseram à concentração de poderes nas mãos do presidente, como se evidenciou nos governos Deodoro da Fonseca (1889-1891) e Floriano Peixoto(1891-1894).

    Local: RJ

    Período: Primeira revolta: novembro de 1891; Segunda revolta: setembro de 1893 – março de 1894.

    (B) Revolta da Chibata: foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos. Em 1888, o Brasil se tornou o último país do hemisfério ocidental a abolir a escravidão.

    Local: RJ

    Data: 22 de nov. de 1910 – 26 de nov. de 1910.

    (C) Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha foi a mais longa rebelião do período regencial do Brasil. Ocorreu no Rio Grande do Sul e durou dez anos, de 1835 até 1845, época que compreende a regência de Feijó e o Segundo Reinado. O termo “farrapo” se referia aos trajes maltrapilhos que o exército rebelde usava. Insatisfeitos com os altos impostos cobrados pelo governo imperial sobre seus produtos. Por isso, constataram que a separação e a república seriam uma forma de obter liberdade comercial e política.

    (D) Revolução Praieira:, também denominada como Insurreição Praieira, Revolta Praieira ou simplesmente Praieira, foi um movimento de caráter liberal e federalista que eclodiu na província de Pernambuco, no Brasil, entre 1848 e 1850.

    (E)Revolução Constitucionalista: Expressão da insatisfação dos paulistas com a Revolução de 1930, o movimento serviu, antes de mais nada, para convencer o Governo Provisório de Getúlio Vargas da necessidade de pôr fim ao caráter discricionário do regime sob o qual vivia o país. Isto só aconteceria quando a constituição de 1890, tornada sem efeito, fosse substituída por outra.

    CFO PM BA

    Sertão!!!!