SóProvas


ID
5376823
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que concerne à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental, a novas lideranças no Setor Público, à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e às diferenças entre a gestão pública e a gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item.


A gestão pública diferencia‐se da gestão privada pelo fato de que a ação estatal não possui finalidade de lucro e é custeada por meio de tributos, cujo pagamento é compulsório.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo.

    Outra questão da mesma banca ajuda a responder:

    Q1070518 Entre as diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, é possível citar a fonte de recursos, pois, na primeira, os recursos são obtidos compulsoriamente, sem uma contrapartida com prestação direta de serviços, enquanto, na segunda, os recursos ingressam pela vontade de seus clientes. → Certo.

    Uma das fontes de recursos públicos deriva da Supremacia do Interesse Público, ou seja, do poder de império. Como exemplo, podemos citar as receitas tributárias, as quais são os impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios, contribuições sociais e, até mesmo, multas. Por outro lado, as receitas das empresas privadas estão condicionadas à venda dos seus produtos, aos quais necessitam de interesse do cliente ou consumidor para que seja vendido.

    Fonte: Comunidade QC + caderno de erros.

  • C

    Gestão pública‡ Gestão privada → foco no lucro $$$

    ↪foco cidadão-cliente,custeado por tribudos do cidadão

    entre no canal do Telegram @JoeyConcurseiro t.me/joeyconcurseiro

  • Essa questão trata das DIVERGÊNCIAS entre a gestão pública e a gestão privada, dentre elas podemos citar que na Gestão privada os clientes pagam diretamente pelo serviço prestado; na gestão pública os cidadãos são remunerados indiretamente por meio do imposto

  • CERTO

    A atividade pública é financiada com recursos públicos, oriundos de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas.

    Os recursos são direcionados para a prestação de serviços públicos e a produção do bem comum.

    >Busca gerar valor para a sociedade e formas de garantir o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente.

    Gestão Privada

    Financiada>> com recursos de particulares que têm legítimos interesses capitalistas

    Busca o lucro financeiro e formas de garantir a sustentabilidade do negócio

  • Certo

    Compulsório: Obrigatório

  • Apesar da influência do modelo privado, a administração Gerencial buscou adaptações no que tange as finalidades em atender o interesse público. Logo, não visa lucro, mas execução de serviço para o bem estar social. Para tanto, é necessário arrecadar verbas através de tributos que são cobrados de todos.

  • E as empresas públicas?! Não fazem parte da Gestão Pública?!

  • A gestão pública diferencia‐se da gestão privada pelo fato de que a ação estatal não possui finalidade de lucro e é custeada por meio de tributos, cujo pagamento é compulsório (=OBRIGATÓRIO).

  • Dado interessante dentro do direito tributário, é que a espécie de taxa só será paga no caso de utilização efetiva do serviço, diferentemente de impostos e contribuições.

  • >> contribuições compulsórias de cidadãos e empresas <<

  • GABARITO: CERTO

    O enunciado diz o seguinte: a gestão pública diferencia‐se da gestão privada pelo fato de que a ação estatal não possui finalidade de lucro e é custeada por meio de tributos, cujo pagamento é compulsório.

    Exatamente! As organizações públicas estão diretamente voltadas para o interesse público e, de acordo com Chanlat apud Senhoras (2020, p. 8), elas possuem como objetivo essencial a realização de sua missão institucional: servir aos interesses gerais e obter o bem da comunidade.

    O intuito é a prestação de serviços de qualidade, que beneficiem toda a sociedade civil e isso, de fato, é custeado por meio de tributos, cujo pagamento é compulsório.

    Já as empresas tradicionais (privadas) têm seus objetivos voltados principalmente para o lucro e para a maximização dos interesses dos acionistas.

    O autor afirma também que o próprio mercado controla essas empresas privadas - os seus próprios clientes são o foco de atuação. Já a própria sociedade (através das eleições) é responsável por controlar a administração pública.

    Existem muitas semelhanças entre elas, por exemplo: ambas promovem a geração de emprego, tomam decisões, etc. Mas existem também as diferenças: o foco de atuação, a fonte de recursos etc., como vimos acima.

    FONTE: Professora Caroline Matos Tec Concursos