-
cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A principal vantagem na utilização de um cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.
O uso de memórias cache visa obter uma velocidade de acesso a memória próxima da velocidade de memórias mais rápidas, e ao mesmo tempo disponibilizar no sistema uma memória de grande capacidade, a um custo similar de memórias de mais baratas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cache
-
Nos computadores, qual é o tipo de memória que é desenvolvido combinando o tempo de acesso de memórias de alta velocidade (alto custo) com as memórias de menor velocidade e maior tamanho (baixo custo)?
>>>>>>>>>>>>>>>
Memória Cache
-
Pense Assim:
Memórias Primárias:
Top:
Registrador: Altíssima Velocidade+ Baixíssima Capacidade( Alta Velocidade tem um Preço: Velocidade e Capacidade são inversamente Proporcionais rsrs)
Intermediária:
Memória Cache: Híbrida Top + Inferior
Inferior:
Memória RAM: Alta Capacidade+ Baixa Velocidade
Memória Cache é uma "Muleta" entre o registrador( que está dentro do processador) e a memória RAM. Se assim não fosse, o desempenho estaria exponencialmente comprometido ao colocar uma Ferrari com uma Chavete. Tem que ter algo para equilibrar! rsrs.
-
GABARITO:E
A memória cache (a pronúncia correta é “cash”, e não “cachê”) é um tipo de memória que trabalha em conjunto com o processador. De fato, todos os processadores atuais trazem uma certa quantidade de memória cache embutida no encapsulamento. O objetivo é potencializar o desempenho do chip de processamento, evitando que fique ocioso por longos períodos.
Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/10/o-que-e-memoria-cache-entenda-sua-importancia-para-o-pc.html
-
Olá!
Gabarito: E
Bons estudos!
-Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.
-
ordem de velocidade de memorias:
1º Registrador 2º Cachê 3º Ram 4º HD
Obs: HD armazena muito porem mais lento.
Obs: Registrado armazena pouco porem veloz
-
Minha contribuição.
A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador. A memória RAM é lenta, e faz o processador “esperar” os dados serem liberados. Para entender melhor esta situação, deve-se entender como o computador trabalha internamente. Quando o usuário clica para abrir um arquivo, o processador envia uma “requisição” para a memória RAM. A memória RAM procura o dado que o usuário quer acessar no HD. Quando o arquivo é encontrado, é copiado para a memória RAM e enviado para o processador. O processador exibe o arquivo no monitor, mandando as informações para a placa de vídeo. Quando o processador envia a informação para a memória RAM, e também quando a memória RAM manda esta informação novamente para o processador, há uma demora, devida a velocidade limitada da memória RAM. A memória cache entra ai. Esta memória, embora seja bem menor em capacidade de armazenamento, é super rápida. Ela guarda alguns dados mais importantes, e usados mais frequentemente, ou por determinados programas, quando são executados. Sem esta memória, o desempenho dos computadores atuais cairia em mais de 95%, devido a limitação de velocidade da memória RAM. Estes dados importantes, e se fosse necessária a memória RAM para passar estes dados repetidas vezes, o processador iria ficar muito tempo esperando os dados chegarem, e não usaria sua capacidade total.
Fonte: www.infoescola.com
Abraço!!!
-
MEMÓRIA CACHE
- Memória Primária
- É intermediária entre a memória RAM e a CPU;
- É muito rápida e volátil (mais que vinte vezes mais rápida que a memória RAM)
- Obs.: Os dados ficam armazenados temporariamente para depois serem lançados na unidade lógica e aritmética.
- Esse componente fica dentro da CPU, mas também pode ficar fora, pois existem dois níveis de memória cache, uma que é interna e outra que é externa à CPU
- Essa memória é intermediária, porque um aplicativo (software), ao carregar, é enviado à memória RAM, mas, na hora de ser executado, tem que ser trazido para o processador. Então, ele sairá da memória RAM para a memória CACHE para depois ser processado pela CPU de fato.
-
GABARITO: LETRA E
Analisando as alternativas, temos que:
A – Memória RAM.
Errada: RAM (Random Access Memory) armazena os programas ao serem executados pela CPU, além dos dados que serão utilizados durante o processamento, e o acesso à RAM é aleatório. Outra característica da RAM é que ela é volátil: só armazena dados enquanto o computador permanecer ligado, ou, em outras palavras, enquanto houver energia na RAM; quando comparada com a memória cache, comentada a seguir, a velocidade da memória RAM é bem mais lenta do que a da Cache.
B – Memória ROM.
Errada: ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações e, por este motivo, sua velocidade não é relevante para nós, usuários. Ainda assim, tecnicamente falando, é bem mais lenta do que a Cache, comentada a seguir.
C – Memória de Vídeo.
Errada: esta memória é do tipo RAM, usada especificamente em placas de vídeo e, normalmente, não é tão rápida quanto a cache, comentada seguir.
D – Memória Hash.
Errada: não existe memória com esta denominação.
E – Memória Cache.
Certa: Cache é uma memória utilizada entre a DRAM e a CPU (fisicamente posicionada no chip da CPU) para aumentar a velocidade de execução de programas. É do tipo SRAM (static RAM), cuja tecnologia permite velocidades de leitura e gravação muito maiores do que a velocidade da memória DRAM (utilizada como memória principal nos computadores atuais). Como a memória Cache localiza-se próxima ao(s) núcleo(s) de execução da CPU, como sua tecnologia permite velocidades maiores de leitura e gravação de dados, e como ela armazena os dados usados com maior frequência pelo processador, sua utilização faz que com que os dados sejam lidos e gravados mais rapidamente pela CPU, o que leva a uma velocidade maior na execução dos programas.
FONTE: Professor Maurício Bueno Tec Concursos
-
- A memória cache fica dentro do processador e, portanto, é muito rápida, embora tenha pouca capacidade de armazenamento. Ela antecipa os dados que serão processados e estão na memória RAM, acelerando, assim, o resultado do processamento.
Fonte: Estratégia Concursos
Gabarito: letra e
A vontade não permite indisciplina.