-
Vestígio Forjado entende-se que é todo elemento encontrado no local do crime cujo autor teve a intenção de produzi-lo com o objetivo de modificar o conjunto dos elementos originais produzidos pelos autores da infração.
Os vestígios ilusórios são aqueles que não foram produzidos de forma proposital, mas que ao constata-los na cena do crime, inicialmente não há como saber se está relacionado ou não ao fato delituoso, podendo citar aqui como exemplo um crime em um parque, e na hora da perícia, o perito localiza um bituca de cigarro.
Vestígio Verdadeiro é uma depuração total dos elementos encontrados no local do crime sendo verdadeiros somente os que foram produzidos diretamente pelos autores da infração e, ainda, provenientes dos produtos diretos das ações da prática do delito.
-
não obtive êxito na questão pelo fato de constar após exame laboratorial
-
Gabarito: A) vestígio ilusório.
-
VESTÍGIO
Todo objeto OU material bruto, visível OU latente, constatado (não recolhido) OU recolhido, que se relaciona à infração penal. O perito sempre vai se ater a TODOS os vestígios:
1) Verdadeiro: deixado durante o crime;
2) Forjado: colocado de propósito para prejudicar/fraudar a investigação;
3) Ilusório: não foi deixado, nem colocado; já estava na cena em momento anterior e não influi. Ex: filtro de cigarro fumado por alguém.
OBS: a REGRA é a perícia obrigatória, quando houver vestígios.
-
GABARITO: A
Vestígio ilusório: todo elemento encontrado no local do crime que não esteja relacionado às ações dos autores da infração e desde que a sua produção não tenha ocorrido de maneira intencional;
-
Gab. A
VESTÍGIOS PROPOSITAIS – produzidos com o objetivo de indicar uma qualidade, uma condição, um aviso, uma advertência.
VESTÍGIOS ACIDENTAIS – produzidos involuntariamente pelo agente.
VESTÍGIO FORJADO - todo elemento encontrado no local do crime, cujo autor teve a intenção de produzi-lo, com o objetivo de modificar o conjunto dos elementos originais produzidos pelos atores da infração.
VESTÍGIOS PERCEPTÍVEIS – podem ser diretamente captados pelos sentidos humanos, sem a utilização de qualquer artifício ou aparelho.
VESTÍGIOS LATENTES – necessitam da utilização de técnicas ou aparelhos especiais para serem observados, como manchas de esperma, resíduos provenientes de disparo de arma de fogo, impressões digitais, etc.
VESTÍGIOS PERENES – não desaparecem com o tempo, sendo destruídos somente por evento natural incomum e de grandes proporções. Como exemplo, as ossadas, danos decorrentes de acidentes automobilísticos, mossas, projéteis.
VESTÍGIOS PERSISTENTES – permanecem indeléveis por um longo tempo, permitindo sua análise posteriormente.
VESTÍGIO ILUSÓRIO - O vestígio ilusório é todo elemento encontrado no local do crime que não esteja relacionado às ações dos atores da infração e desde que a sua produção não tenha ocorrido de maneira intencional.
-
Vestígio Ilusório é todo elemento encontrado no local do crime que não esteja relacionado às ações dos autores da infração e desde que a sua produção não tenha ocorrido de maneira intencional.