Conforme Araújo Júnior (2007, p. 24-25):
A indexação manual ou intelectual consiste na atribuição de termos de indexação ou códigos de indexação realizada por um ser humano.
A indexação manual pode também ser conceituada como a tradução de um documento em termos documentários (descritores, cabeçalhos de assunto e termos-chave) sem o auxílio da atribuição automática de termos ou extração automática de termos; é a indexação sem o auxílio de computadores.
No processo de indexação automática, um algoritmo (ou seja, um conjunto de operações elementares, organizadas logicamente) realiza, em certa medida, o trabalho do indexador no processo de escolha dos termos significativos.
A indexação automática pode também ser conceituada como a indexação realizada com o apoio de computadores que selecionam, por meio de um conjunto de instruções programadas previamente, os termos que mais ocorrem em um documento.
A indexação automática pode ser dividida em dois tipos, segundo Lancaster (1998):
Indexação por extração automática: a indexação por extração consiste na retirada do texto de palavras que serão usadas para representar o seu conteúdo.
Indexação por atribuição automática: este tipo de indexação é realizada pelo computador, desenvolvendo para cada termo atribuído uma espécie de 'perfil ', ou seja, um conjunto de palavras e/ou expressões que frequentemente ocorrem nos documentos e que seriam atribuídas por indexadores humanos.
Gab. B
ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique de. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.