SóProvas


ID
5379463
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de Turvo - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
Nas formas graves, a manifestação clássica da leptospirose é a:

Alternativas
Comentários
  • síndrome de Weil (icterícia + insuficiência renal + manifestações hemorrágicas) secundária a infecção por leptospirose.
  • A manifestação clássica da leptospirose grave é a Síndrome de Weil, caracterizada pela tríade de

    icterícia, insuficiência renal e hemorragia, mais comumente pulmonar.

  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • LETRA A INCORRETA porque a síndrome da HASHIMOTO é uma doença autoimune da tireoide. É uma inflamação dessa glândula,levando ao hipotireoidismo. Segundo especialistas endocrinologistas, a principal causa dessa e de outras doenças autoimunes está ligada a nossa alimentação ou ingesta medicamentosa e alcoólica, principalmente ao ingerirmos glúten e queijo (caseína). Tais substâncias, ao longo da vida, são má absorvidas pela mucosa intestinal e "entram" como antígenos. Os anticorpos produzidos para combater esses "antígenos" acabam por agredir, também, os rins, a tireóide, a pele, o pâncreas, etc... Daí surgem as doenças autoimunes. Mas claro, às vezes, a questão genética é a grande influenciadora.

    LETRA B INCORRETA porque a síndrome da down é uma trissomia do cromossomo 21, sendo que o normal seriam 2.

    LETRA C INCORRETA porque a sindrome de Patau também é uma doença genética que consiste na trissomia cromossomal, neste caso o cromossomo 13. Segundo estudos, está mais associada à gravidez tardia, a mulher tendo acima de 35 anos de idade; As más formações são diversas, desde olhos, nariz, lábios, orelhas, mãos, pés com 5º dedo, além de retardo mental. A maior idade já registrada de criança viva com síndrome de Patau foi de 10 anos de idade, porém a maioria não ultrapassa os primeiros meses, anos e até semanas de vida.

    LETRA D CORRETA, conforme colegas explicaram acima/ abaixo.

    LETRA E INCORRETA porque a síndrome de Edwards tabém é uma doença genética que consiste na trissomia de um cromossomo, neste caso, o 18. Geralmente, um óvulo possuindo dois cromossomos 18 é fecundado por um espermatozóide contendo um cromossomo 18, resultando em trissomia. Geralmente, a doença é bem grave, para a grande maioria dos casos. Abortos acontecem com frequência por causa dessa síndrome, e outros bebês morrem em pouco tempo pós nascimento. Mas como cada caso é um caso, há crianças que sobrevivem até a pré-adolescência. A explicação para casos graves e menos graves é que, ao exame carótico (análise de células em busca de alterações cromossômicas), são analisadas, por exemplo, cerca de 20 células sanguíneas, mas não sabemos o quanto de células DOS OUTROS TECIDOS estão acometidas com a trissomia do cromossomo 18; Além disso, os tratamentos aos quais a criança for submetida durante a vida, ajudam a prolongar a vida ou sobrevida da criança, a critério dos pais e profissionais, levando em consideração, é claro, a qualidade de vida dessa criança. Leiam sobre o caso de uma menina chamada LETÍCIA, com síndrome de Edwards. Achei bem interessante.