SóProvas


ID
5379811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No UP (unified process), o marco da arquitetura do ciclo de vida, que estabelece uma baseline gerenciada para a arquitetura do sistema e permite o escalonamento da equipe do projeto, é atingido quando

Alternativas
Comentários
  • MARCOS RUP

    -Fase Iniciação: Escopo ou objetivo do Ciclo de Vida

    -Fase Elaboração: Arquitetura estabilizada do Ciclo de Vida

    -Fase Construção: Capacidade Operacional Inicial

    -Fase Transição: Lancamento (Release) do produto.

    Fonte: meus resumos

  • Fases do processo unificado

    - A fase de concepção (Inception) do PU envolve tanto a atividade de comunicação com o cliente como a de planejamento. Colaborando com os interessados, identificam-se as necessidades de negócio para o software; propõe-se uma arquitetura rudimentar para o sistema e se desenvolve um planejamento para a natureza iterativa e incremental do projeto decorrente. Requisitos de negócio (...) O planejamento identifica recursos, avalia os principais riscos, define um cronograma e estabelece uma base para as fases que serão aplicadas à medida que o incremento de software é desenvolvido.

    - A fase de elaboração (...). A elaboração refina e expande os casos práticos preliminares, desenvolvidos como parte da fase de concepção, e amplia a representação da arquitetura, incluindo cinco visões diferentes do software: modelo de caso prático, modelo de requisitos, modelo de projeto, modelo de implementação e modelo de emprego. (...) gera uma “base de arquitetura executável”, (...). Essa base demonstra a viabilidade da arquitetura, mas não oferece todos os recursos e funções necessárias para usar o sistema. Além disso, no auge da fase de elaboração, o plano é revisado cuidadosamente para assegurar que escopo, riscos e datas de entrega permaneçam razoáveis. Normalmente, as modificações no planejamento são feitas nesta oportunidade.

    - A fase de construção do PU(...). Tendo como entrada (input) o modelo de arquitetura, a fase de construção desenvolve ou adquire componentes de software; esses componentes farão com que cada caso prático (de uso) se torne operacional para os usuários finais. Para tanto, os modelos de requisitos e de projeto, iniciados durante a fase de elaboração, são completados para refletir a versão final do incremento de software. Então, implementa-se, no código-fonte, todos os recursos e funções necessárias e exigidas para o incremento de software (isto é, para a versão). À medida que os componentes estão sendo implementados, desenvolve-se e executam-se testes de unidades para cada um deles. Além disso, realizam-se atividades de integração (montagem de componentes e testes de integração). Os casos práticos são usados para obter um pacote de testes de aceitação, executados antes do início da fase seguinte do PU.

    - A fase de transição do PU(...): entrega e realimentação (feedback). Entrega-se o software aos usuários finais para testes beta e o feedback dos usuários relata defeitos e mudanças necessárias. Além disso, a equipe de software elabora material com as informações de apoio (...) que são necessárias para lançamento da versão. Na conclusão da fase de transição, o incremento torna-se uma versão do software utilizável.

    - A fase de produção do PU coincide com a atividade de emprego do processo genérico. Durante essa fase, monitora-se o uso contínuo do software, disponibiliza-se suporte para o ambiente (infraestrutura) operacional, realiza-se e avalia-se relatórios de defeitos e solicitações de mudanças.

    (Pressman)