a) ADMT que eu saiba é uma ferramenta de migração do active directory;
b) V (vitual) FAT é uma extensão dos sistemas de arquivos FAT16 e FAT32;
c) Um message broker é um software que possibilita que aplicativos, sistemas e serviços se comuniquem e troquem informações. O message broker faz isso convertendo mensagens entre protocolos de mensagens formais. Isso permite que serviços interdependentes “conversem” uns com os outros diretamente, mesmo que tenham sido criados em linguagens (essa consultei no site da IBM);
d) OSCAR é um mensageiro instantâneo, não é mto queridinho das provas de concurso. Ele trabalha na camada de aplicação do modelo OSI.
e) O protocolo SMB é usado para compartilhamento de arquivos em redes, o SMB da microsoft é bastante utilizado como camada de aplicativo, ou um protocolo de camada de apresentação. O protocolo de camada de transporte como o protocolo SMB da microsoft é usado com mais frequência é NetBIOS sobre TCP/IP.
O protocolo SMB é usado para compartilhamento de arquivos em redes, o SMB da Microsoft é bastante utilizado como camada de aplicativo, ou um protocolo de camada de apresentação. O protocolo de camada de transporte como o protocolo SMB da Microsoft é usado com mais frequência é NetBIOS sobre TCP/IP.
No Windows Server 2012, foi introduzido o protocolo SMB 3.0 com o recurso multicanal SMB (SMB Multichannel), que beneficia o sistema com uma melhor distribuição de carga, além de torná-lo tolerante a falhas. Para proporcionar tais benefícios, esse recurso torna possível a criação de múltiplas conexões TCP/IP para uma mesma sessão SMB.
Os protocolos NFS e CIFS lidam com solicitações de I/O de arquivos para um sistema de arquivos remotos, o qual é gerenciado pelo dispositivo NAS.
O serviço Samba, que pode ser utilizado como um servidor de arquivos, tem a capacidade de compartilhar arquivos em uma rede com clientes que consigam montar compartilhamentos utilizando CIFS (Common Internet File System).
O pacote de software denominado Samba, disponível sob licença pública GNU, implementa o lado servidor do CIFS (Common Internet File System) em hosts Linux, apresentando como vantagem, entre outras, o fato de possibilitar a instalação de somente um pacote no servidor, de modo que se torna dispensável qualquer software especial na porção Windows da aplicação.
O protocolo SMB/CIFS é um recurso da máquina local que é disponibilizado para acesso via rede, que poderá ser mapeada por outra máquina. Um dos recursos desse protocolo é que ele possibilita a utilização de técnicas de autenticação.
O TID é um número de 2 octetos para identificar que recurso este pacote em particular esta se referindo.
o protocolo SMB/CIFS permite o compartilhamento de diretório, arquivo, impressora.É um protocolo de redes utilizado para o compartilhamento de arquivos em uma LAN.
Windows Server 2012
- SMB Transparent Failover
- SMB Scale Out
- SMB Multichannel - múltiplas conexões TCP/IP para uma mesma sessão SMB
- SMB Direct
- SMB Encryption
- VSS for SMB file shares
- SMB Directory Leasing
- SMB PowerShell"
linux
Samba.conf - arquivo de configuração
Server Message Block (SMB) é um protocolo de compartilhamento de arquivos em rede que permite que os aplicativos de um computador leiam e gravem em arquivos e solicitem serviços dos programas do servidor em uma rede de computadores
pode ser usado sobre seu protocolo TCP/IP ou outros protocolos de rede.
curiosidade: banca retirou do site da Microsoft a questão:
No modelo de rede OSI, o Protocolo SMB da Microsoft é usado com mais frequência como uma camada de aplicativo ou um protocolo de camada de apresentação e se baseia em protocolos de nível inferior para transporte. O protocolo de camada de transporte com o protocolo SMB da Microsoft é usado com mais frequência é NetBIOS sobre TCP/IP