SóProvas


ID
5381548
Banca
VUNESP
Órgão
UEA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Nos anos em que atuaram estes escritores, a poesia brasileira percorreu os meandros do extremo subjetivismo, à Byron e à Musset. Alguns poetas adolescentes, mortos antes de tocarem a plena juventude, darão exemplo de toda uma temática emotiva de amor e morte, dúvida e ironia, entusiasmo e tédio.

(Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira, 2006. Adaptado.)

O texto refere-se

Alternativas
Comentários
  • 2ª geração do Romantismo --> Marcada pelo "mal do século", apresenta egocentrismo exarcebado, pessimismo, satanismo e atração pela morte. Seus principais representantes são Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

    GABARITO: LETRA A

    MEU CANAL NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • A segunda geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1853 a 1869. Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Por isso, essa geração ficou conhecida também por “Geração Byroniana”.
  • A descrição releva a segunda geração romântica, a qual é marcada por questões pessimistas. Um exemplo é a tuberculose que afetou grandes autores, levando-os a morte enquanto jovens. Os temas feitos, a partir das trágicas situações, levaram novos artistas a propagarem temas tristes, entretanto lembrando da infância.

    GAB A