SóProvas


ID
5381695
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Texto referente à questão.

Pesquisadora sobre fogo na Amazônia explica real situação da floresta.


A pesquisadora sênior da Universidade de Oxford, Dra. Erika Berenguer, é uma das maiores referências sobre fogo em florestas tropicais do mundo. Ela relata que um “aspecto importante a ser considerado é que incêndios na floresta amazônica não ocorrem de maneira natural – eles precisam de uma fonte de ignição antrópica. Ao contrário de outros ecossistemas, como o Cerrado, a Amazônia não evoluiu com o fogo e esse não faz parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não têm nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao morrerem, essas árvores então se decompõem liberando para a atmosfera todo o carbono que elas armazenavam, contribuindo assim para as mudanças climáticas. O problema nisso é que a Amazônia armazena muito carbono nas suas árvores - a floresta inteira estoca o equivalente a 100 anos de emissões de CO2 dos EUA. Então queimar a floresta significa colocar muito CO2 de volta na atmosfera.”


Disponível em: https://ciclovivo.com.br/planeta/meio-ambiente/pesquisadora-fogoamazonia-explica-real-situacao-floresta/ Acesso em 29 set. 2019


Os biomas tropicais reagem de forma diferente ao efeito do fogo. Considerando as informações do texto e o processo de sucessão ecológica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As espécies do Cerrado já estão adaptadas ao fogo, o que não acarreta na morte dessas espécies, mas sim, em um novo florescimento das mesmas espécies presentes antes das queimadas.

    Logo, não ocorre uma substituição de espécies.

    GABARITO (D)

  • O clima seco e com vento é comum no Cerrado, por tal razão o fogo ocorre de forma mais propensa nesse bioma, e sua vegetação possui árvore com casca espessa, troncos tortos e raízes profundas .