CARTILHA DE SEGURANÇA - https://cartilha.cert.br/senhas/
FORMA DE GERENCIAMENTO DE SENHAS PESSOAIS
- Anotar as contas e senhas em um papel e guarda-lo em um local seguro, como um cofre ou gaveta trancada.
- Usar um programa gerenciador de senhas que permite armazenar senhas em um único arquivo acessível por meio de uma chave mestra.
- Gravar suas contas e senhas em um arquivo criptografado no computador e manter um backup deste arquivo em outro computador.
- Criar grupos de senhas de complexidade diferente, de acordo com risco envolvido.
ERRADO: usar opção como “Lembre-se de mim” e “Continuar conectado” em sites da web.
- Uma forma bastante simples de gerenciamento é listar suas contas/senhas em um papel e guardá-lo em um local seguro (como uma gaveta trancada). Neste caso, a segurança depende diretamente da dificuldade de acesso ao local escolhido para guardar este papel (de nada adianta colá-lo no monitor, deixá-lo embaixo do teclado ou sobre a mesa). Veja que é preferível usar este método a optar pelo uso de senhas fracas pois, geralmente, é mais fácil garantir que ninguém terá acesso físico ao local onde o papel está guardado do que evitar que uma senha fraca seja descoberta na Internet. (alternativa A)
- Usar um programa gerenciador de contas/senhas: programas, como 1Password3 e KeePass4, permitem armazenar grandes quantidades de contas/senhas em um único arquivo, acessível por meio de uma chave mestra.(alternativa B)
-Usar opções como "Lembre-se de mim" e "Continuar conectado": o uso destas opções faz com que informações da sua conta de usuário sejam salvas em cookies que podem ser indevidamente coletados e permitam que outras pessoas se autentiquem como você. use estas opções somente nos sites nos quais o risco envolvido é bastante baixo;jamais as utilize em computadores de terceiros.(alternativa C - gabatito)
-Gravar em um arquivo criptografado: você pode manter um arquivo criptografado em seu computador e utilizá-lo para cadastrar manualmente todas as suas contas e senhas.(alternativa D)
-Criar grupos de senhas, de acordo com o risco envolvido: você pode criar senhas únicas e bastante fortes e usá-las onde haja recursos valiosos envolvidos (por exemplo, para acesso a Internet Banking ou e-mail). (alternativa E)