LETRA A INCORRETA porque o antibiótico será prescrito segundo a avaliação do médico, e também porque a pessoa que possa estar infectada por covid19 deve evitar ao máximo o contato com mais pessoas.
LETRA B INCORRETA porque a porta preferencial para casos não graves ou, apenas suspeitos, deve ser as UBS, e não as unidades de urgência e emergência.
LETRA C INCORRETA porque, de novo, a pessoa que possa estar infectada por covid19 deve evitar ao máximo o contato com mais pessoas.
LETRA D INCORRETA porque deve-se manter o uso de máscara mesmo dentro de casa, nesse caso, além do isolamento de cômodos. Pois pode ser que, nesse caso, a esposa não tenha se infectado ainda e, tais medidas, evitariam essa infecção.
LETRA E está correta.
Em casos suspeitos ou confirmados para COVID-19 que não necessitem de hospitalização, o paciente deve ficar em isolamento domiciliar, e não procurar um hospital ou um serviço de urgência. Alternativas A e B estão erradas.
Os contatos domiciliares de paciente com síndrome gripal também deverão realizar isolamento domiciliar. O uso de máscara é necessário.
Portanto no caso apresentado acima o motorista com síndrome gripal deve permanecer em isolamento domiciliar, com uso de máscara, mantendo distância de pelo menos um metro da mulher, além de entrar em contato com a UBS mais próxima de casa para receber orientações.
Gabarito do Professor: Letra E
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Protocolo de manejo clínico da Covid-19 na Atenção Especializada [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. – 1. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2020.