SóProvas


ID
5382934
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na Resolução CFC n.º 1.374/2011 – NBC TG Estrutura Conceitual, revogada pela Resolução CFC NBCTGEC de 21/11/2019, julgue o item.


A teoria personalista baseiase na existência de três grupos de pessoas na empresa: os proprietários; os empregados; e os clientes/fornecedores. Quem fornece algum valor é creditado, quem recebe é debitado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO (questão discutível, pois a Teoria Personalista não está na NBC TG EC).

    A TEORIA PERSONALISTA atribui personalidade própria a cada conta, isto é, cada conta assume a configuração de uma pessoa na sua relação com a empresa.

    Assim, caixa, bancos, móveis e utensílios, fornecedores, capital e outros seriam pessoas representantes de grupos patrimoniais. Pessoas estas com as quais a empresa mantém relação de débito e crédito. Segundo essa teoria, as contas classificam-se em:

    a) CONTAS DO PROPRIETÁRIO: representam o Capital e suas variações. São contas credoras. No início das atividades são creditadas pelos valores entregues a título de capital. Posteriormente, são creditadas pelos valores originados dos lucros verificados ou aumentos de capital;

    b) CONTAS DOS AGENTES CONSIGNATÁRIOS: são contas que representam os bens tangíveis e intangíveis da empresa. Debita-se pela entrada de algum bem e credita-se pela saída de outro. Com isso, podemos afirmar que quando se tratar de BENS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS: TUDO QUE ENTRA = DÉBITO DO AGENTE CONSIGNATÁRIO TUDO QUE SAI = CRÉDITO DO AGENTE CONSIGNATÁRIO; e

    c) CONTAS DOS AGENTES CORRESPONDENTES: são contas as quais o agente proprietário mantém relações de DIREITOS e OBRIGAÇÕES com terceiros. No Ativo, serão debitadas quando o agente proprietário assumir um DIREITO; e no Passivo, serão creditadas quando o agente proprietário assumir uma OBRIGAÇÃO.

    Fonte: https://portalesafaz.sefaz.pe.gov.br/moodle/cursos/Conceito_Contabilidade_

    atual/modulos%20e%20licoes/Apostila%20de%20Contabilidade_old.pdf

  • Teoria Personalista:

    Agentes Consignatários - Bens

    Agentes Correspondentes - Direitos e Obrigações

    Agentes Proprietários - Receitas , Despesas e PL

  • proprietario/empregado/cliente??????

  • CERTO

    Teoria personalista

    Contas dos agentes consignatários: bens da entidade.

    Contas dos agentes correspondentes: direitos e obrigações (credores).

    Contas dos proprietários: patrimônio líquido e suas variações, incluindo receitas e despesas.

    As contas de passivo representa a origem de recursos e são creditadas, enquanto o ativo é a destinação de recursos, sendo debitado.

    Fonte: Professora Alessandro Cocchieri do Gran.

    Faço live de "Estude comigo", caso vcs estejam procurando companhia para os estudos, cola lá ! rs https://www.youtube.com/channel/UCjmNF9STGUP1LgtlxgAfuOQ

  • Teoria Personalista:

    Agentes Consignatários - Bens

    Agentes Correspondentes - Direitos e Obrigações

    Agentes Proprietários - Receitas , Despesas e PL

  • Questão exige do candidato conhecimento da teoria das contas.

    A teoria personalista entende que o patrimônio é o objeto a ser administrado. Desta forma, segrega as contas que representam a situação estática (bens, direitos, obrigações e PL) das contas que representam a situação dinâmica (receitas e despesas). 

    Cada conta representa uma pessoa (por isso o nome personalista) da seguinte forma:

    - Agentes Consignatários: representam as pessoas a quem os proprietários confiam a guarda dos bens da empresa.

    - Agentes Correspondentes: representam as pessoas que não pertencem à empresa com as quais os proprietários se relacionam e que resultam nos direitos e obrigações da empresa.

    - Proprietários: representam os sócios, na qualidade de titulares do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da empresa.

    Tais agentes englobam a pessoa dos proprietários, empregados e fornecedores/clientes.

    Na parte final da assertiva, temos de um modo bem simplório, o conceito de origem e aplicação dos recursos: quem fornece (origem), tem um crédito; quem recebe (aplicação), tem um débito.


    Gabarito do Professor: CERTO.