SóProvas


ID
5382940
Banca
Quadrix
Órgão
CORE-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com base na Resolução CFC n.º 1.374/2011 – NBC TG Estrutura Conceitual, revogada pela Resolução CFC NBCTGEC de 21/11/2019, julgue o item.


Em um plano de contas convencional, o ajuste a valor presente de clientes é uma conta de resultado de saldo devedor.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    "A diferença entre o valor contábil e o valor presente constituirá ajuste a valor presente, debitando-se uma conta de resultado e creditando-se uma conta retificadora do ativo ajustado"

    Fonte:https://mei.cnt.br/tag/ajuste-a-valor-presente/

  • Questão sobre plano de contas.

    O Balanço Patrimonial é um grande resumo dos saldos das contas patrimoniais. Ele sintetiza a posição das contas do exercício e evidencia as mudanças patrimoniais que ocorreram em relação ao exercício anterior. Ele é apresentado aos usuários subdividido em ativo, passivo e patrimônio líquido.

    De outro lado, temos a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) que é construída a partir dos saldos de encerramento de todas as contas de resultado e tem por objetivo apresentar o resultado econômico de um exercício social, ou seja, o lucro ou prejuízo contábil do exercício. As contas de resultado também são transitórias, pois são encerradas contra Lucros ou Prejuízos Acumulados, que é uma conta do Patrimônio Líquido (PL).

    Dica! Perceba que as contas de resultado são transitórias, pois são encerradas ao final de cada exercício, ao contrário das contas patrimoniais, que podem permanecer com algum saldo.

    Nesse contexto, dizemos que as contas dentro de cada um desses grandes grupos são elaboradas e organizadas conforme as especificidades de controle de informações de cada empresa, dentro de um plano de contas. Logo, a partir do 2º nível de detalhamento (ex.: Ativo Circulante), cada entidade organiza suas contas sintéticas (ex.: disponibilidades) e analíticas (ex.: Bancos Conta Movimento) da maneira que atenda melhor os objetivos da informação contábil, conforme NBC ITG 2000.

    Entretanto, isso não quer dizer que a entidade possa elaborar seu plano de contas sem respeitar critério algum. Ao classificar as contas a entidade deverá seguir os princípios contábeis, as normas contábeis e as recomendações da doutrina contábil.

    Atenção! Isso é o que chamamos de plano de contas convencional, com base na doutrina e nas normas técnicas vigentes.

    Pois bem, para resolvermos a questão, precisamos lembrar da estrutura básica da DRE, conforme CPC 26. Veja esse exemplo simplificado da doutrina¹:


    Atenção! Perceba que o ajuste a valor presente de vendas (clientes) deduz a conta de receita bruta, é uma conta de resultado da DRE e tem natureza devedora.

    Feita toda a revisão do conteúdo agora já podemos identificar a correção da assertiva:

    Em um plano de contas convencional, o ajuste a valor presente de clientes é uma conta de resultado de saldo devedor.


    Fonte:

    ¹ SOUZA, Sérgio Adriano de Contabilidade geral 3D: básica, intermediária e avançada I Sérgio Adriano de Souza. – 3ª ed. rev. e atuai.- Salvador: Juspodivm, 2016. pág. 614.


    Gabarito do Professor: CERTO.