A retórica é um recurso de comunicação, no qual a linguagem é utilizada para transmitir a mensagem de forma eficiente e persuasiva. Suas origens são da Grécia Antiga sendo vista na Sicília por volta do século V a.C.
Ela também pode ser vista como a arte da boa comunicação.
Ela é importante para que o discurso seja convincente e racional ainda que não seja verdadeiro.
A retórica começou a ser utilizada por Palamedes de Eleia (pseudônimo de Zenon de Eleia) para defender o seu mestre Parmênides das críticas recorrentes. Parmênides acreditava que os seres possuíam uma origem única, eterna, indivisível e imutável.
Para essa defesa, Zenon criou paradoxos que eram opostos ao senso comum. Os paradoxos de Zenon demonstram que é possível acreditar em um mundo com diversidades e movimento.
Os paradoxos foram capazes de demonstrar a potência da argumentação baseada em uma retórica dialética. Uma vez que ele se utilizou de um pensamento racional para contradizer pensamentos que até então eram considerados evidentes.
A compreensão e resposta da questão demandam conhecimento específico de História da Filosofia. Para tal é necessária a leitura de ao menos uma publicação sobre Filosofia para Ensino Médio. Vale destacar “ Filosofia – uma experiência de pensamento" de Sílvio Gallo.
Entre as alternativas uma indica corretamente a que Platão se refere no texto transcrito.
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois Palamedes acreditava que a origem das coisas era única e imutável. Já o idealismo acreditava em uma realidade material e uma realidade imaterial. Essa realidade imaterial era conhecida como mundo das ideias e tudo o que fosse reproduzido na realidade material seria a ideia degradada. Ou seja, teria sido modificada.
B) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois Palamedes acreditava que a origem de algo era única, eterna, indivisível e imutável. Os empíricos acreditavam que era necessário testar as possibilidades para a verificação de qual estaria correta.
C) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois os sofistas utilizavam a retórica com base na dialética para convencer os seus ouvintes do que estavam falando. Não importava a veracidade do que estava sendo dito. Por esse motivo, Platão alegava que ora estavam sendo justos ora injustos.
D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a fenomenologia é preocupada com a apreensão do fenômeno pela consciência. O sofismo é preocupado em provar o seu ponto de vista de forma lógica e racional, ainda que não haja um compromisso com o fenômeno em si, ou seja, com a possível verdade.
E) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois o estoicismo não buscava o convencimento através de um recurso de retórica. O objetivo do estoico era viver em harmonia consigo, com a natureza e com o universo.
Gabarito do Professor: Letra C.