SóProvas


ID
538435
Banca
TRT 8R
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Sobre recursos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA - Art. 516 do CPC: "Ficam também submetidas ao tribunal as questões anteriores à sentença, ainda não decididas ".

    b) CORRETA - Art. 519, caput, do CPC: "Provando o apelante justo impedimento, o juiz relevará a pena de deserção, fixando-lhe prazo para efetuar o preparo. Parágrafo único.  A decisão referida neste artigo será irrecorrível, cabendo ao tribunal apreciar-lhe a legitimidade ".

    c) INCORRETA - Art. 523, § 3o , do CPC: "Das decisões interlocutórias proferidas na audiência de instrução e julgamento caberá agravo na forma retida, devendo ser interposto oral e imediatamente, bem como constar do respectivo termo (art. 457), nele expostas sucintamente as razões do agravante ".

    d) INCORRETA - Art. 532 do CPC: "Da decisão que não admitir os embargos caberá agravo, em 5 (cinco) dias, para o órgão competente para o julgamento do recurso ".

    e) INCORRETA - Art. 536 do CPC: "Os embargos serão opostos, no prazo de 5 (cinco) dias, em petição dirigida ao juiz ou relator, com indicação do ponto obscuro, contraditório ou omisso, não estando sujeitos a preparo". Art. 537 do CPC: "O juiz julgará os embargos em 5 (cinco) dias; nos tribunais, o relator apresentará os embargos em mesa na sessão subseqüente, proferindo voto ".  A 
  • A letra b está correta, por estar e consonância com o que preceitua o art. 519 do Código de processo Civil, in verbis

    Art. 519. Provando o apelante justo impedimento, o juiz relevará a pena de deserção, fixando-lhe prazo para efetuar o preparo. (Redação dada pela Lei nº 8.950, de 13.12.1994)

    Parágrafo único. A decisão referida neste artigo será irrecorrível, cabendo ao tribunal apreciar-lhe a legitimidade(Incluído pela Lei nº 8.950, de 13.12.1994)
     
    Sendo assim  não cabe ao tribunal apreciar a decisão do juiz  a quo no que tange a pena de deserção, cabendo apenas a apreciação no que diz respeito a legitimidade