✅Gabarito(C)
Agregando conhecimento sobre o assunto
Uma função de dados (Arquivo Lógico Interno ou Arquivo de Interface Externa) é considerada alterada quando houver inclusão ou exclusão de Tipos de Dados (TD).
Um Tipo de Dados (DET – Data Element Type) é um atributo único, reconhecido pelo usuário e não repetido.
Também é considerada alterada se algum tipo de dado sofrer mudança de tamanho (número de posições) ou tipo de campo (por exemplo: mudança de numérico ou alfanumérico), caso a mudança decorra de alteração de regra de negócio.
Fonte: Roteiro de Métricas de Software do SISP - Versão 2.3
Exemplos
Contar DERs e RLRs para cada função de dados
Dado Elementar Referenciado (tipo de dado elementar) DER: atributo único, reconhecido pelo usuário e não repetido.
Por exemplo, a Aplicação A pode identificar e utilizar um endereço como: rua, cidade, estado e CEP. A Aplicação B pode ver o endereço como um bloco de dados sem considerar os componentes individuais. A Aplicação A contaria quatro DERs; a Aplicação B contaria um DER.
Por exemplo, a Aplicação A pode contar Data como três DERs, dia, mês e ano. Já a Aplicação B pode contar Data como um único DER, se os três campos sempre forem manipulados juntos.
Por exemplo, a Aplicação X mantém e/ou referencia um ALI que contém CPF, Nome, Rua, Caixa Postal, Cidade, Estado e CEP. A Aplicação Z mantém e/ou referencia Nome, Cidade e Estado. A Aplicação X contaria sete DERs; a Aplicação Z contaria três DERs.
Importante lembrar que não são contadas as várias ocorrências de um tipo de dado. Por exemplo, caso uma entidade tenha um conjunto de Telefones, mesmo que sejam vários, o conjunto é contado como um único tipo de dado.
Fonte: https://www.trt9.jus.br/pds/pdstrt9/guidances/concepts/apf_41E4E1FC.html