A arquitetura deve prover condições de conforto ao usuário e também eficiência energética à edificação. O correto emprego de estratégias passivas de resfriamento, especificamente para residências em região de clima quente e úmido como nas localizadas no Trópico de Capricórnio, são capazes de reduzir o consumo de energia nas edificações e de melhorar a qualidade do conforto térmico no interior das edificações. O Trópico de Capricórnio está localizado no Hemisfério Sul e corta países como Brasil, Chile, África do Sul, Austrália, dentre outros.
A ventilação cruzada em ambientes é uma estratégia de resfriamento natural dos ambientes, que acontece pela substituição do ar interno quente pelo ar externo fresco.
O sombreamento das fachadas é considerado como uma estratégia bioclimática muito indicada no Brasil. Pode ser obtido através da aplicação de brises como protetores solares que impedem a entrada dos raios no interior dos ambientes, que podem ser horizontais, verticais e mistos.
Gabarito do Professor: Letra D.
Estratégias para clima quente úmido:
Ventilação cruzada, inércia de média a leve, aberturas suficientemente grandes e sombreamento.
Estratégias para clima quente seco:
Inércia elevada, pequenas aberturas e emprego de elementos para umidificar o ambiente, como espelhos d'água e chafarizes.
Instagram @dicasdearq