As TICs são utilizadas como ferramentas indispensáveis no processo de estruturação das empresas, buscando alcançar novos modelos de organização, voltados para a satisfação de seus clientes.
As bibliotecas, enquanto organizações que elaboram produtos e executam serviços aos seus consumidores (clientes ou usuários), devem estar preocupadas com a sua satisfação. Então elas também podem ser analisadas sob esta nova perspectiva de gestão do conhecimento. Para tanto, faz-se necessário modificar as estruturas de poder, que se colocam como fator de empecilho para a adaptação às novas tecnologias da informação, uma vez que os sistemas de classificação adotados, ainda hoje, são baseados em rígidos e seculares sistemas internacionais de organização e padronização.
Estes padrões, embora tenham sido desenvolvidos com a perspectiva de facilitar a organização e o acesso à informação, inclusive sendo baseados nos modelos de classificação filosófica, na realidade, não parecem ter acompanhado a própria evolução da sociedade.
Gab. B
Fonte: http://www.repositoriobib.ufc.br/000003/000003EA.pdf