SóProvas


ID
5387584
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sinalização química por hormônios é a função do sistema endócrino, um dos dois sistemas básicos para comunicação e regulação no corpo animal. Os hormônios produzidos por esse sistema são responsáveis por regular muitas propriedades corporais como pressão e volume sanguíneos, metabolismo de energia, concentrações de soluto nos líquidos corporais, crescimento e desenvolvimento, alterações físicas e comportamentais relacionadas à maturidade sexual, além de outros fatores. Dessa forma, a disfunção na produção e secreção de algum hormônio pode desencadear-se em sérios distúrbios.

Dentre as doenças associadas a distúrbios na produção de hormônios, pode-se citar o feocromocitoma. Essa doença é causada por um tumor nas glândulas suprarrenais, que produz, em grandes concentrações, o hormônio adrenalina. A maioria dos sintomas encontrados em pacientes portadores de feocromocitoma é consequência direta do aumento na produção desse hormônio.

Um efeito do aumento na produção de adrenalina é

Alternativas
Comentários
  • A questão fala do sistema endócrino que regula e comunica o corpo, produzindo hormônios responsáveis por diversas propriedades corporais. Disfunções na produção de hormônios podem resultar em distúrbios, e a questão cita o feocromocitoma, uma doença que afeta as suprarrenais, glândulas que produzem adrenalina em grandes concentrações, que resulta em aumento na produção do hormônio adrenalina. O sistema endócrino (secretor de hormônios) funciona juntamente com o sistema nervoso, e quando recebe informações, envia ordens para que algumas glândulas produzam determinada substância. Existem as glândulas endócrinas que produzem hormônios lançados diretamente na corrente sanguínea, e as glândulas exócrinas que lançam as substâncias na cavidade intestinal ou na pele. A adrenalina é um hormônio produzido pelas suprarrenais, que tem efeito sobre o sistema nervoso simpático, deixando o organismo em estado de alerta (ou fuga), dilatando a pupila, inibindo a salivação, dilatando os brônquios, acelerando os batimentos cardíacos, inibindo o peristaltismo e relaxando a bexiga. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Fonte da imagem: site blogdoenem.com.br



    Um efeito do aumento na produção de adrenalina é


    A) o aumento da frequência cardíaca.
    A adrenalina age diretamente no sistema nervoso simpático, que alerta o organismo e aumenta a frequência cardíaca (batimentos acelerados). CORRETA.

    B) a contração das pupilas. Esse hormônio ativa o estado de fuga no organismo, dilatando as pupilas para possibilitar uma visão melhor, e não contraindo. Incorreta.

    C) o aumento do peristaltismo. A adrenalina faz o organismo estar em alerta, inibindo o peristaltismo no corpo para direcionar energia a possível fuga, e não aumentando. Incorreta.

    D) a diminuição dos batimentos cardíacos. Esse hormônio age com o sistema nervoso simpático, e ao alertar o corpo para a fuga (estado de alerta), ele acelera os batimentos cardíacos, e não diminui. Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra A.