SóProvas


ID
5389207
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.


“Os Núcleos de Segurança dos Pacientes (NSPs), previstos na Portaria MS/GM nº 529/13 e na RDC nº 36/13/Anvisa, são instâncias que devem ser criadas nos estabelecimentos de Saúde para promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente.”


Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.


I. Os NSPs em hospitais devem ter a mesma conformação dos NSPs em estabelecimentos de saúde não hospitalares, como as Unidades Básicas de Saúde.

II. Os NSPs em hospitais devem estar vinculados à direção e ter somente uma agenda permanente e periódica com a direçãogeral, a direção técnica/médica e a coordenação de Enfermagem.

III. Os NSPs devem atuar como articuladores e incentivadores das demais instâncias do hospital que gerenciam riscos e ações de qualidade, promovendo complementaridade e sinergias.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Cabe à direção do serviço de saúde constituir o Núcleo de Segurança do Paciente e nomear a sua composição, conferindo aos membros autoridade, responsabilidade e poder para executar as ações do Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Ou seja, a conformação dos NPSs não são necessariamente as mesmas. A primeira afirmativa é falsa.

    É verdadeira a afirmativa de que os NSPs em hospitais devem estar vinculados à direção e ter somente uma agenda permanente e periódica com a direção geral, a direção técnica/médica e a coordenação de Enfermagem.

    Os Núcleos de Segurança do Paciente devem atuar como articuladores e incentivadores das demais instâncias do hospital que gerenciam riscos e ações de qualidade, promovendo complementaridade e sinergias neste âmbito. A última afirmativa também é verdadeira.

    Está correto o que se afirma em II e III, portanto essa questão deve ser anulada.


    Gabarito do Professor: ANULADO
    Gabarito da Banca: Letra B



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.