SóProvas


ID
5390299
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

(CONCURSO CRATO/2021) Em visita domiciliar, Agente Comunitária de Saúde (ACS) Laura questiona dona Márcia quanto à presença, em sua face, de lesão única, mais clara do que a pele ao redor, não elevada, com bordas mal delimitadas e seca. Dona Márcia responde que há alguns anos tem essa lesão, relatando que a mesma não a incomoda, havendo, no entanto, redução de sensibilidade térmica e dolorosa no local. ACS Laura lembra que dona Márcia conviveu anteriormente com paciente diagnosticado com Hanseníase. Assim, frente à Hanseníase, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B ESTÁ CORRETA.

    LETRA A INCORRETA porque a hanseníase é uma doença de evolução lenta, em média de 6 meses a 5 anos para manifestação de sinais e sintomas.

    LETRA C INCORRETA porque nem todas as pessoas que entraram em contato com a bactéria da hanseníase irão adoecer.

    LETRA D INCORRETA porque há um esquema para definir a vacinação dos contatos intradomiciliares de pessoas acometidas por hanseníase: Se o contato não tiver ou se tiver apenas 1 cicatriz de BCG, aplica-se mais uma dose. Caso o contato já tenha 2 cicatrizes de BCG, não aplica-se mais nenhuma dose.

    LETRA E INCORRETA porque o bacilo da hanseníase atinge a pele e também possui preferência pelas células de schwan, que são células do tecido nervoso.

  • A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, sendo uma doença de evolução lenta e progressiva. Alternativa A está errada.

    A hanseníase é transmitida por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível com um doente com hanseníase que não está sendo tratado. A bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar), e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Alternativa B está correta.

    Estima-se que a maioria da população possua imunidade contra a bactéria causadora da hanseníase. Portanto, a maior parte das pessoas que entrarem em contato com o bacilo não adoecerão. Alternativa C está errada.

    A vacina BCG deve ser ofertada para os contatos sem presença de sinais e sintoma de hanseníase. A BCG não é uma vacina específica, mas que ela oferece alguma proteção contra a hanseníase. Alternativa D está errada.

    A hanseníase acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos, mas também pode afetar os olhos e órgãos internos. Alternativa E está errada.


    Gabarito do Professor: Letra B


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.