SóProvas


ID
5391778
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As grupoterapias concebem, de maneira geral, alguns pressupostos mínimos para definir o que é um grupo, entre eles,

Alternativas
Comentários
  • A questão solicita conhecimentos a respeito das grupoterapias.



    A terapia de grupo é uma técnica terapêutica que ocorre em um grupo de pessoas o qual recorrem ao compartilhamento de experiências para o processo de mudança. Algumas pessoas podem sentir-se mais à vontade quando se sentem acolhidas por pessoas com problemas semelhantes, por exemplo. Porém, há determinadas características importantes na individualidade do sujeito que impedem de recorrer a esse procedimento. Por exemplo, em pacientes psicóticos, paranóicos e alguns boderlines estar em um grupo pode ter efeito reverso. Nesses casos, o profissional deve ter ampla expertise para avaliar a possibilidade ou não de aplicar técnicas grupais.




    1. CORRETA

    O enquadre (ou setting) nada mais é do que as regras estabelecidas organizadas em conjunto - facilitar e o grupo - para o andamento da prática grupal. Inclui no enquadre: local, frequência, duração, férias, honorários, dentre outros. Nesse caso, é essencial que, antes do início do processo terapêutico grupal, se estabeleça o enquadre.


    1. INCORRETA

    Não há distribuição aleatória de papéis. Cada um de seus integrantes desempenham um papel no grupo, que representa seu modo individual de participar no processo grupal. Nada mais é do que a forma de expressão daquele integrante do grupo. 


    1. INCORRETA

    O grupo pode mobilizar intensas cargas afetivas, onde o processo transferencial tem importante utilização nos mecanismos de mudança.As vivências grupais podem remeter a processos inconscientes da história de vida de cada um dos membros do grupo, de forma idiossincrática, onde o facilitar recorre para o processo de mudança. 


    1. INCORRETA

    Na verdade, é essencial que estabeleça objetivos e interesses em comum para que o grupo possa “surtir efeito". Como exemplo, temos grupos específicos para usuários de substâncias psicoativas, mães enlutadas, pacientes com câncer, HIV, dentre outros. O aspecto em comum entre os membros que irá propiciar a mudança almejada.



    Gabarito da Professora: LETRA A.