SóProvas


ID
5392996
Banca
VUNESP
Órgão
SÃO CAMILO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Discípulos de Hipócrates, defensores do ar puro, os médicos do século XIX acreditam nas virtudes do “ar livre”, nos danos do “ar mefítico”, viciado pelas grandes densidades populacionais. Atribuem à promiscuidade das multidões urbanas, aos amontoamentos dos cortiços (palavra dominante nos anos 1880) a propagação de doenças difundidas por contato, por “contágio”: epidemias, e logo a tuberculose.

(Michelle Perrot. Os excluídos da história: operários, mulheres e
prisioneiros, 2017.)

Na Europa, essa “promiscuidade” e os “amontoamentos” decorreram

Alternativas
Comentários
  • A questão demanda conhecimento de História do mundo ocidental no século XIX e interpretação de texto. Para estudo vale destacar "Era do Capital" e "Era dos Impérios", de Eric Hobsbwam e "O século XIX", de René Remond. 

    Michelle Perrot, autora do extrato transcrito, é uma historiadora francesa, professora emérita da Universidade Paris VII, especialista em história do século XIX. No entanto, seu nome se destaca, acima de tudo, no campo da defesa de uma História das Mulheres . Seu artigo "Uma história das mulheres é possível?" é precursor dos estudos sobre a história das mulheres no ocidente. Pode-se considerar  como a contribuição fundamental da historiadora a sua luta no movimento feminista, o que demonstra que o trabalho histórico pode ser feito em consonância com uma ação política no presente. Perrot coordenou, ainda, ao lado de Georges Duby, os trabalhos História da Vida Privada e História das mulheres no Ocidente, ambos em vários volumes , com contribuição de variados historiadores. 

    O trecho transcrito na questão apresenta uma observação acerca da medicina no século XIX na Europa . Os médicos de então lutavam contra a “promiscuidade" e os “amontoamentos" que, segundo eles, eram causas de doenças. Entre as opções há uma que apresenta a razão  apontada para estes problemas no século XIX. 

    A) INCORRETA- Embora tenha existido a exploração de trabalhadores na época mercantilista, e, em períodos históricos anteriores, as sociedades industriais reforçam tal exploração. 

    B) CORRETA- Os problemas apontados eram resultantes, mais do que tudo, das desigualdades sociais aumentadas pela difusão da industrialização no mundo ocidental no século XIX .

    C) INCORRETA- Imigrantes africanos fugidos de perseguições étnicas chegaram mais à Europa no século XX e, muitas vezes são vítimas, e não razão, dos problemas enunciados. 

    D) INCORRETA- O projeto civilizatório de burgueses, na verdade, entendia os “ amontoados" de população de baixa renda, cortiços , como um empecilho à instalação de hábitos e bons costumes, segundo a moral burguesa. 

    E) INCORRETA – O êxodo rural e não  o êxodo urbano é o que marca o século XIX. E a Depressão do século XIX estimulou a migração para novas áreas na África e Oceania, por exemplo 

    Gabarito do Professor: Letra B.