SóProvas


ID
5393695
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o tema vírus de computador e ameaças eletrônicas, analise as assertivas e assinale a única alternativa correta.


I. Sniffer é um tipo de malware que permite ao hacker ou cracker obter controle completo através de uso remoto de um computador afetado. Ou seja, transforma um computador em um “zumbi” para realizar tarefas de forma automatizada na Internet, sem o conhecimento do usuário.

II. Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o computador que o programa está instalado, retransmitido as informações para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

III. O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva B

    Apenas II e III estão corretas.

    II. Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o computador que o programa está instalado, retransmitido as informações para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

    III. O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos

  • I - Sniffer (farejador, em tradução livre) é um software ou hardware que permite ao usuário “farejar” ou monitorar o tráfego de internet em tempo real, capturando todos os dados que entram e saem de um computador.

  • II e III - B

    I - Uma botnet é um grupo de dispositivos conectados à Internet infectados por um malware especial. O tipo de malware que cria bots, ou zumbis, funciona na surdina, adquirindo acessos de administrador e fornecendo controle aos cibercriminosos sem comprometer sua posição oculta. O dispositivo funciona normalmente, mas ao mesmo tempo segue ordens do comandante da botnet. Juntos, os dispositivos hackeados formam uma  para cometer crimes.

  • III cabe recurso acredito, o worm não necessariamente é mais perigoso que um vírus e não se propaga por arquivos.

    Segundo a cartilha:

    Worm e um programa capaz de se propagar automaticamente atrav ´ es de redes, enviando c ´ opias de ´ si mesmo de computador para computador. Diferente do v´ırus, o worm nao˜ embute copias de si mesmo em outros programas ou arquivos ´ e nao˜ necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagac¸ao se d ˜ a atrav ´ es da ´ explorac¸ao de vulnerabilidades existentes ou falhas na configurac¸ ˜ ao de ˜ softwares instalados em computadores

    Fonte: http://www.inf.ufsc.br/~bosco.sobral/ensino/ine5630/material-seg-redes/cartilha-08-malware.pdf

  • BOTNET

    I - Rede formada por centenas ou milhares de computadores zumbis e que permitem potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

  • Tigo brito, o worm ele se auto-replica, isso é verdade, porém, ele pode sim se espalhar pra outros locais, como arquivos, conexões locais, mensagens etc. A questão é que ele nao precisa de um hospedeiro, ja o vírus e o cavalo-de-troia sim

  • Gab.: B.

    Erro da assertiva I: ela traz o "conceito" de Botnet.

    ☠️ - Si vis pacem, para bellum!

  • GAB-B

    Apenas II e III estão corretas.  

    Um spyware é um tipo de programa espião que pode ser instalado no seu computador, celular ou tablet em segredo para roubar dados importantes. ... Por causa disso, então, ele pode ser utilizado para roubar informações de todos os tipos, incluindo senhas e dados confidenciais.

    Um worm é um tipo insidioso de malware projetado para se espalhar por vários dispositivos e permanecer ativo em cada um deles.

    Não existe glória sem sacrifícios. CONTINUE ESTUDANDO!!