SóProvas


ID
539602
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As informações de morbidade proveem de várias fontes:

I. Estatísticas de serviços de atendimento ambulatorial.

II. Registros de serviços médicos de empresas.

III. Registros de óbitos.

IV. Inquéritos domiciliários de morbidade.

Segundo Laurenti, as fontes são aquelas descritas em

Alternativas
Comentários
  • MORBIDADE é a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população. A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.
    Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.
  • A morbidade pode trazer dados como: quantas pessoas sofrem de determinadas doenças, com que frequência e por quanto tempo; que demanda exercem essas doenças sobre os recursos médicos de saúde pública e que perda financeira causam; qual a letalidade das diferentes doenças; em que extensão as pessoas estão prevenidas contra essas doenças ao efetuar suas atividades normais; em que extensão as doenças estão concentradas em grupos específicos da população, por exemplo, de acordo com a idade, sexo, grupo étnico, ocupação ou lugar de residência; qual a variação desses fatores no tempo; qual o efeito da atenção médica e dos serviços de saúde pública sobre o controle da incidência da doença. Porém, qualquer estudo de morbidade estará incompleto se utilizar registros de uma só fonte. As fontes comumente consideradas para os estudos de morbidade são: - Notificação compulsória de doenças; - Estatísticas hospitalares; - Estatísticas de serviços de assistência ambulatorial; - Registros médicos de empresas e escolas; - Registros especiais de doenças; - Registros de óbitos; - Inquéritos domiciliares; - Outras fontes, tais como: registros de médicos particulares, Seguro Social e de Saúde, Censo populacional. Resposta A Bibliografia www.cvs.saude.sp.gov.br tabnet.datasus.gov.br Lebrao, Maria Lúcia. Estudos de morbidade: usos e limites. Saude soc. 1995, vol.4, n.1-2, pp. 51-57.
  • Achei estranho, já que no Atendimento Ambulatorial não se registra CID

  • gabarito letra A