SóProvas


ID
5397829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O território do Distrito Federal é um mosaico morfológico. Brasília não foi construída em território virgem: os núcleos urbanos de Planaltina (século XIX) e de Brazlândia (anos 30 do século XX) e sedes isoladas de fazendas preexistiram à edificação da nova capital. O modernismo clássico de Brasília, de início, contrastou com o vernáculo de construções seculares.

Frederico Holanda. UnB, 2019 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte a respeito dos assentamentos vernaculares.

Os núcleos urbanos de Planaltina e Brazlândia, preexistentes à construção de Brasília e à constituição do atual Distrito Federal, são cidades históricas nas quais o poder público impôs restrições à urbanização com vistas à preservação de seu patrimônio histórico.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Percebe-se também que a questão esta errada, por falar em imposição.

    O Poder Público não impôs restrições à urbanização, com vistas à preservação do patrimônio histórico existente, dos núcleos urbanos de Planaltina e Brazlândia. Essas restrições foram aplicadas ao Plano Piloto de Brasília.

  • Gab. E

    (Bloco - 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal)

    Questão 9. A atual área do Distrito Federal era ocupada por três núcleos urbanos: Planaltina, Brazlândia e Luziânia.

    Justificativa. A área do Distrito Federal era ocupada apenas por fazendas e dois núcleos urbanos, de PLANALTINA e BRAZLÂNDIA, este último um distrito de LUZIÂNIA localizado dentro da Fazenda Chapadinha. Somava não mais do que 5.000 habitantes dispersos pelo cerradão. No entorno imediato de Brasília, além das já seculares Luziânia e Formosa, havia apenas pequenos distritos vinculados a esses municípios. Um pouco mais distantes, dentro da RIDE, havia ainda Pirenópolis e Corumbá, já seculares, além de Cristalina e Unaí, desmembradas durante o século XX. Errada.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016.

    Questão 171. É característica de Brasília uma malha urbana fragmentada desenvolvida pela conservação do Plano Piloto e restrição de novos núcleos habitacionais dentro da Bacia do Paranoá.

    Justificativa. A política deliberada de conservação do Plano Piloto acabou por criar uma cidade polinucleada. O Decreto Nº 163/62 disciplinou o uso das áreas rurais do Distrito Federal e foi o primeiro plano de ocupação do solo. A Lei no 5.027/66, por sua vez, instituiu o Código Sanitário do Distrito Federal, que restringiu em seu Art. 7º, §2º, a instalação de novos núcleos habitacionais dentro da Bacia do Paranoá. Correta.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016  

    Questão 233. Os núcleos urbanos Planaltina e Brazlândia já existiam antes da transferência da capital e, após a construção de Brasília, novos núcleos habitacionais surgiram para abrigar os trabalhadores, como a Cidade Livre — posteriormente denominada Núcleo Bandeirante —, Taguatinga, Cruzeiro, Gama e Sobradinho.

    Justificativa. Os núcleos urbanos Planaltina e Brazlândia já existiam antes da transferência da capital, criados em 1859 e 1933, respectivamente. Durante a construção de Brasília, novos núcleos habitacionais foram criados para abrigar os trabalhadores. Em 1956, foi criada a Cidade Livre, posteriormente denominada Núcleo Bandeirante. (...) A cidade de Taguatinga foi criada em 1958, para abrigar os trabalhadores que chegavam para as obras da capital. O Cruzeiro foi fundado em 1959, para alojar funcionários públicos transferidos para Brasília. O Gama foi inaugurado em 1960, para acomodar as famílias de trabalhadores transferidas do Plano Piloto, assim como Sobradinho, também fundado em 1960. Errada.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016  

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Minha contribuição.

    RA IV – Brazlândia – A Região Administrativa foi criada pela Lei federal n° 4.545 de 10/12/1964. Contudo, antes de ser uma cidade-satélite e região administrativa, Brazlândia era distrito do município goiano de Luziânia. A origem do nome da cidade está associada à localização do pioneiro povoado, próximo à fazenda da família Braz, às margens da antiga rodovia Goiânia-Planaltina. Quando Brasília foi inaugurada, o núcleo urbano era povoado por menos de 1.000 moradores. Com a presença de centenas de agricultores japoneses procedentes de outras partes do país, ao longo dos anos, a RA tornou-se uma das maiores produtoras de hortifrutigranjeiros do Distrito Federal. É a maior produtora de morango do DF.

    RA VI – Planaltina – A cidade foi fundada em 1859 e o seu primeiro nome foi Mestre d’Armas. A partir do dia 21 de abril de 1960, data da inauguração de Brasília como capital do Brasil, Planaltina teve seu território desmembrado em duas partes. A antiga sede do município goiano estava localizada na parte que ficou dentro da extensão do Distrito Federal. A outra parte, que ficou fora do quadrilátero do Distrito Federal, continuou a ser o município goiano de Planaltina, sendo popularmente conhecido como Brasilinha. No centro de Planaltina ainda é possível encontrar casarões do século XVIII em estado de preservação. A Igreja de São Sebastião, construída há 200 anos por escravos, também faz parte do acervo histórico da cidade. Na cidade está situado o Vale do Amanhecer, centro espiritualista fundado por Neiva Chaves Zelaya. Toda sexta-feira Santa, a cidade realiza o maior teatro a céu aberto do Brasil. A Paixão de Cristo (Via Sacra) acontece na cidade cenográfica de Jerusalém, no Morro da Capelinha.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Questão ERRADA.

    Realmente, são cidades históricas e já existiam antes da construção de Brasília, pois ambas pertenciam ao território do Goiás.

    Porém, quem acompanhava o noticiário de Brasília iria perceber que não há uma preocupação do governo local em preservar a história de Planaltina ou de Brazlândia, conforme demonstrado nas reportagens abaixo.

    Em Planaltina: "Demolição de casarão histórico em Planaltina causa revolta".

    https://www.metropoles.com/distrito-federal/demolicao-de-casarao-historico-em-planaltina-causa-revolta

    Em Brazlândia: "Calçadas em orla de lago com obras de Galeno são removidas em Brazlândia".

    https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2021/07/4937076-calcadas-em-orla-de-lago-com-obras-de-galeno-sao-removidas-em-brazlandia.html

  • Gab. E

    (Bloco - 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal)

    Questão 11. A principal medida para preservação do Plano Piloto foi o isolamento de toda a Bacia do Paranoá.

    Justificativa. Quando inaugurada, Brasília já era a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste (IBGE, 1960), tendo ultrapassado Goiânia ainda nos primeiros anos. Ocorreu então preocupação crescente com a preservação do Plano Piloto conforme o projeto desenvolvido por Lúcio Costa, além da erradicação de invasões, o que desencadeou o processo de desenvolvimento das cidades-satélites (Tamanini, 2003, v.1, pp. 247-51). A principal medida para preservação do Plano Piloto foi o isolamento de toda a Bacia do Paranoá, uma área de aproximadamente 1.000 km2 onde se localizam todos os veios de água que formam o Lago Paranoá. Correta.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016

    [Aos interessados, disponibilizo, de 720 questões, 60 questões inéditas como Amostra da LODF | 840-11 | Conhecimentos sobre o Distrito Federal, basta enviar mensagem "Quero Amostra" no e-mail: questineditas@outlook.com]

  • JUSTIFICATIVA - ERRADO. Planaltina e Brazlândia foram, até 1960, pequenas cidades de apoio ao meio rural goiano, configuradas como o espaço brasileiro tradicional. A construção de Brasília transformou-as em cidades-satélites, a elas anexando grandes áreas para moradia de egressos de favelas e transformando-as em cidades dormitórios. Nelas passaram a conviver dois tipos de habitantes e de organização morfológica, implicando diferentes possibilidades funcionais, interativas e informativas.