SóProvas


ID
5398
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Christopher Alexander afirma: "cada padrão descreve um problema no nosso ambiente e o cerne da sua solução, de tal forma que você possa usar essa solução mais de um milhão de vezes, sem nunca faze-lo da mesma maneira". Muito embora Alexander estivesse falando a cerca de padrões em construções e cidades, o que ele diz é verdadeiro em relação aos padrões de projeto orientados a objeto. Neste caso, as soluções são expressas em termos de objetos e interfaces em vez de paredes e portas, mas no cerne de ambos os tipos de padrões está a solução para um problema num determinado contexto. Quanto à indicação para o uso dos padrões de projeto é FALSO afirmar que o padrão:

Alternativas
Comentários
  • B - Errada

    Factory Method

    Também conhecido como Virtual Constructor, este padrão tem por objetivo definir uma interface para criar um objeto, mas deixar as subclasses decidirem que classe instanciar. O Factory Method permite adiar a instanciação para subclasses.

    Builder

    Use o padrão builder para encapsular a construção de um produto e permitir que ele seja construido em etapas.