SóProvas


ID
539833
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as instalações de esgoto sanitário é correto afirmar:

I. A função da caixa sifonada na instalação sanitária é a de desconectar o esgoto secundário do esgoto primário, por meio de uma camada de água, que se chama fecho hídrico.
II. Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão positiva no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.
III. A canalização de esgoto sanitário, que se estende desde a ligação ao coletor público até as caixas sifonadas, tem nome de esgoto secundário, que é caracterizado pela existência de gases provenientes do coletor público.
IV. A distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15,00 m e a distância entre qualquer outro dispositivo de inspeção não poderá ser superior a 25 m.

Está correto o que consta SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • A função da caixa sifonada é proteger a instalação contra a entrada de insetos e roedores, devido ao fecho hídrico, recolher as águas provenientes da lavagem dos pisos e impedir o retorno dos gases contidos nos esgotos para os ambientes internos dos compartimentos.

    http://www.fabricconstrucoes.com.br/instalacoes.php

    a) a distância entre dois dispositivos de inspeção não deve ser superior a 25,0 m; b)a distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15,0 m; e c) os comprimentos dos trechos dos ramais de descarga e de esgoto de bacias sanitárias, caixas de gordura e caixas sifonadas, medidos entre os mesmos e os dispositivos de inspeção, não devem ser superiores a 10,0 m.


    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVBEAJ/abnt-nbr-8160-esgoto-predial?part=4



    Bons estudos! 
  • II. Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão positiva no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.

     

    Acho que seria o tubo ventilador, neste caso.

    O respiro é utilizado para permitir a saída de ar e/ou vapor da tubulação. É usado nas instalações de água quente.

     

  • Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão NEEEGATIIVAAAAAA no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.

  • I.CERTO. A função da caixa sifonada na instalação sanitária é a de desconectar o esgoto secundário do esgoto primário, por meio de uma camada de água, que se chama fecho hídrico.

    # Esgoto secundário -> Não há contato com os gases provenientes da atm e está antes da caixa sifonada

    # Esgoto primário -> há contato com os gases provenientes da atm.

    Fecho hídrico -> altura mínima de lâmina de água de 5 cm

    Caixa sifonada ESPECIAL -> Fecho hídrico com altura de 20 cm

    II.ERRADO. Um dos fenômenos que pode acontecer numa tubulação de esgoto sanitário é o rompimento do fecho hídrico que se dá pela pressão positiva (PRESSÃO NEGATIVA) no interior da tubulação, podendo-se utilizar como dispositivo para minimizar este fenômeno o respiro descompensador de pressão.

    III.ERRADO. A canalização de esgoto sanitário, que se estende desde a ligação ao coletor público até as caixas sifonadas, tem nome de esgoto secundário, que é caracterizado pela existência de gases provenientes do coletor público.

    Definição de esgoto PRIMÁRIO.

    IV. CERTO. A distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15,00 m e a distância entre qualquer outro dispositivo de inspeção não poderá ser superior a 25 m.

    Espero ter ajudado.

    Força, guerreir@!