-
Existe a crença de que as aulas de Educação Física servem de meio para outras aprendizagens, certamente mais prestigiosas para a escola, como a aprendizagem da matemática ou a alfabetização. Não se trata de negar o papel importante que a questão da interdisciplinaridade deve CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA desempenhar na escola e o foco da Educação Física neste contexto, mas sim de ter em mente que a interdisciplinaridade só será positiva para a Educação Física na escola quando estiverem claras para o professor quais são as finalidades desta disciplina. Somente deste modo, haverá preocupação em assegurar ao aluno as questões relacionadas à cultura corporal com suas características específicas. Essa visão da Educação Física como meio para outras aprendizagens é derivada em grande parte de duas concepções: abordagem psicomotricista e construtivista (DARIDO, 1998).
-
“A psicomotricidade advoga por uma ação educativa que deva ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem do corpo, núcleo central da personalidade (Le Bouch, 1986).”
Portanto reitero o destaque desta abordagem, que é a defesa do ato de aprender através de processos cognitivos, afetivos e motores, buscando a formação integral do aluno
-
O enunciado faz uma crítica cuja correção se daria com a abordagem da psicomotricidade. A educação física não paira apenas sobre o movimento, nem se subordina às demais ciências, com a abordagem da psicomotricidade têm-se a busca pela educação integral do aluno. A alternativa C está correta e é o gabarito da questão.