SóProvas


ID
5399926
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Milagres - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

(Concurso Milagres/2018) Sobre a história da psicologia moderna, analise as afirmativas abaixo.
I. É atribuída a “fundação” da Psicologia experimental ao alemão Wilhelm Wundt. Ele Tentava demarcar um “novo domínio da ciência”. Ficando conhecido por seus experimentos em Leipzig, embora o berço de seus estudos tenha se dado em Heidelberg.
II. John Locke concordava que tínhamos “faculdades inatas”, como a capacidade de raciocínio, mas não aceitava a opinião de descartes de que as ideias pudessem ser consideradas produtos inatos. Seriam, pois, resultante da experiência. Neste sentido, nasceríamos como uma folha de papel em branco.
III.A contribuição de Darwin à psicologia foi a teoria da evolução, a qual promoveu entre os psicólogos norte-americanos um modo de pensar que acabou por chamar-se estruturalismo.
IV. E. B. Titchener considerava a análise da consciência em seus elementos estruturais fundamentais. A psicologia seria, para este estudioso, a ciência da estrutura da mente humana.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  •  I. É atribuída a “fundação” da Psicologia experimental ao alemão Wilhelm Wundt. Ele Tentava demarcar um “novo domínio da ciência”. Ficando conhecido por seus experimentos em Leipzig, embora o berço de seus estudos tenha se dado em Heidelberg. CORRETO

    II. John Locke concordava que tínhamos “faculdades inatas”, como a capacidade de raciocínio, mas não aceitava a opinião de descartes de que as ideias pudessem ser consideradas produtos inatos. Seriam, pois, resultante da experiência. Neste sentido, nasceríamos como uma folha de papel em branco. CORRETO

    III.A contribuição de Darwin à psicologia foi a teoria da evolução, a qual promoveu entre os psicólogos norte-americanos um modo de pensar que acabou por chamar-se estruturalismo. (teoria darwiniana influenciou o Funcionalismo, de William James)

    IV. E. B. Titchener considerava a análise da consciência em seus elementos estruturais fundamentais. A psicologia seria, para este estudioso, a ciência da estrutura da mente humana. CORRETO - um pressuposto do estruturalismo.

    GAB. E