SóProvas


ID
5402707
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os distúrbios oftalmológicos constituem uma importante limitação no processo de ensino-aprendizagem na idade escolar. As causas mais comuns da redução na acuidade visual em estudantes são os erros de refração (hipermetropia, astigmatismo e miopia), estrabismo e ambliopia. Os erros de refração não corrigidos são uma das principais causas de deficiência visual nas crianças no Brasil. A detecção precoce de erros de refração possibilita sua correção ou minimização, possibilitando o melhor rendimento da criança em idade escolar. Entre as anomalias que afetam a visão, é correto afirmar que:

I- A miopia é uma anomalia que geralmente se estabiliza com a idade. Pode ser corrigida com lentes (óculos ou lentes de contato) que afastam os raios luminosos e os direcionam exatamente sobre retina.
II- A hipermetropia consiste em uma anomalia em que a imagem é formada antes da retina, devido ao alongamento excessivo do globo ocular ou por espessamento excessivo do cristalino.
III- O astigmatismo é uma anomalia que impede a convergência de todos os raios luminosos para um mesmo foco, causando dificuldades de visão tanto de perto quanto de longe, mas pode ser corrigida com uso de lentes.
IV- A presbiopia é um problema comum que aparece em pessoas mais velhas, começa normalmente a partir dos 40 anos. Devido à idade, o cristalino fica endurecido e não consegue acomodar a imagem exatamente sobre a retina. Entre os principais sintomas da presbiopia, está a falta de foco de objetos próximos.
V- O daltonismo é um erro de refração pouco comum, que se caracteriza pelo fato da pessoa que a possui não distinguir cores, como o vermelho e o verde.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa II incorreta- A hipermetropia é um erro refrativo em que as imagens formam-se atrás da retina
  • NA VISÃO NORMAL, QUANDO OS RAIOS DE LUZ ATRAVESSAM, SÃO FOCADOS NA RETINA PELA CÓRNEA E CRISTALINO FORMANDO UMA IMAGEM NÍTIDA. NOS ERROS DE REFRAÇÃO AS IMAGENS CHEGAM DESFOCADAS NA RETINA.

    SÃO ERROS DE REFRAÇÃO:

    MIOPIA: FOCO É ANTERIOR À RETINA, LOGO, AS IMAGENS DISTANTES FICAM EMBAÇADAS. TRATAMENTO REQUER LENTE DIVERGENTE.

    HIPERMETROPIA: CONTRARIO DA MIOPIA. O FOCO É POSTERIOR À RETINA, LOGO, IMAGENS PRÓXIMAS FICAM EMBAÇADAS. TRATAMENTO REQUER LENTE CONVERGENTE.

    ASTIGMATISMO: QUANDO A CORNEA NÃO É UMA ESFERA REGULAR E SIM CURVA. CAUSA DIFICULDADE PARA ENXERGAR DE PERTO E DE LONGE. TRATAMENTO REQUER LENTE CILÍNDRICA.

    PRESBIOPIA: CHAMADA DE "VISTA CANSADA", É QUANDO O CRISTALINO PERDE A ELASTICIDADE E ACOMODAÇÃO. O FOCO É POSTERIOR À RETINA, LOGO, IMAGENS PRÓXIMAS FICAM EMBAÇADAS. TRATAMENTO REQUER LENTE CONVERGENTE. ATINGE ENTRE 40-45 ANOS.

    DALTONISMO: NÃO É ERRO DE REFRAÇÃO, ESTÁ ASSOCIADA A FATORES HEREDITÁRIOS. DIFICULDADE EM DISTINGUIR AS CORES VERMELHO E VERDE E, COM MENOS FREQUENCIA, O AZUL E O AMARELO.