SóProvas


ID
540337
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Após o dimensionamento de um projeto elétrico de baixa tensão, o projetista constatou que, para um dado circuito, a proteção contra contatos indiretos não foi atingida. A providência que NÃO permite solucionar o problema é

Alternativas
Comentários
  • Esta questão é muito abstrata, mas vamos lá.
    No contexto dos dispositivos de proteção contra sobrecorrente, cumprindo a função de seccionamento automático exigida pela proteção contra contatos indiretos (são duas coisas diferentes: proteção contra sobrecorrente e proteção contra choque), a questão pode ser avaliada a partir da seguinte fórmula:

    Lmax= (0,8*Uo*Sc) / [phi*(1+m)*Ia]
    sendo:
    Lmax: máximo comprimento do circuito para atuação do dispositivo;
    Uo: tensão fase-neutro;
    Sc: seção nominal dos condutores de fase;
    phi: resistividade do material condutor;
    m: relação entre as seções do condutor fase e do condutor de proteção = Sc/Spe (condutor de proteção).
    Ia: corrente que assegura a atuação do disposito.
     
    As 5 opções da questão atuam em algumas das variáveis acima listadas ou tratam de outras medidas de segurança. Basicamente, ou tratam da corrente ou do tempo de atuação da proteção.

    a) Aumentar a bitola do fio do circuito: isto é, aumentar Sc. Com isso, Lmax aumenta, o que, se fosse o caso de L insuficiente, resolveria o problema. CERTO.
    b) Diminuir a potência das cargas ligadas a esse circuito: a definição de projeto da proteção contra contatos indiretos independe da potência das cargas, mas sim, dentro outros parâmetros, da corrente Ia, que define quando o dispositivo irá atuar. ERRADO.
    c) Diminuir o comprimento do circuito: significa respeitar o valor de projeto de Lmax. CERTO.
    d) Trocar o disjuntor por outro mais rápido: se o problema fosse o tempo de atuação do disjuntor (seletividade), trocá-lo por outro mais rápido resolveria o problema. CERTO.
    e) Utilizar um DR nesse circuito: considerando, por exemplo, um circuito de tomada de cozinha, no esquema de aterramento TN-S, o uso do DR (que é obrigatório!) resolveria o problema. CERTO.
  • A CESGRANRIO pega pesado na maioria da vezes para prova do nosso cargo! Tem que ser feitas diversas considerações para responder a questão.