SóProvas


ID
5404264
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os mapas de inundação podem ser de dois tipos: mapas de planejamento e mapas de alerta. O mapa de planejamento define as áreas atingidas por cheias de tempos de retorno escolhidos, enquanto os mapas de alerta são preparados com valores de cotas em cada esquina de risco. Para a sua elaboração, é correto afirmar que serão necessários:

( ) Nivelamento da régua a um zero absoluto.
( ) Topografia da cidade no mesmo referencial absoluto da régua linimétrica.
( ) Níveis de enchente, ou marcas ao longo da cidade, que permitam a definição da linha da água.
( ) Cadastramento de obstruções ao escoamento ao longo do trecho urbano como pontes, edifícios e estradas, entre outros.
( ) Estudo da probabilidade de inundações de níveis para uma seção na proximidade da cidade.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Tucci (2005) descreve que os mapas de inundação de cidades são de dois tipos: mapas de planejamento e mapas de alerta. Os mapas de planejamento definem as áreas atingidas por cheias de tempo de retorno escolhidos. Enquanto que os mapas de alerta são preparados com valores de cotas em cada esquina da área de risco permitindo o acompanhamento da enchente por parte dos moradores, com base nas observações do nível de água em relação às réguas.

    Ainda de acordo com Tucci (2003), com a utilização dos mapas de inundação é possível definir o zoneamento das áreas de risco à inundação. Estes mapas devem apresentar, também, informações sobre o grau de risco de cada área e os critérios de ocupação das mesmas, tanto quanto ao uso como quanto aos aspectos construtivos.

    O zoneamento determina os espaços em que existe um alto risco e por isso, em que a ocupação deve ser planejada, regulamentada e às vezes, proibida por diretrizes e normas legais. Segundo Veyret (2007), ao apresentar o zoneamento, o mapa confere ao risco um caráter objetivo. A determinação dos limites destas áreas dá-se em função do grau de risco que admissível em cada uma delas.