SóProvas


ID
5405287
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Porto Belo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A alvenaria estrutural é considerada uma tecnologia racionalizada de construção e vem sendo amplamente utilizada no Brasil especialmente na construção de habitações. Isso posto, analise as afirmativas sobre a utilização da alvenaria estrutural e identifique a(s) correta(s):

I- A relação altura/largura (do edifício) influência na rigidez necessária à estabilidade lateral do edifício em relação aos efeitos de vento (carga lateral).
II- Quanto maior a relação altura/largura, mais econômico será o custo da obra e mais indicado o emprego da alvenaria estrutural como tecnologia construtiva.
III- A improvisação no canteiro, o elevado desperdício, a ausência de fiscalização, a pouca padronização e a ausência de planejamento são características da alvenaria racionalizada.
IV- A alvenaria estrutural é toda a estrutura em alvenaria, predominantemente laminar, dimensionada por procedimentos racionais de cálculo para suportar cargas além do peso próprio.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Os edifícios com forma retangular, no geral, apresentaram menor rigidez, já os edifícios com forma quadrada apresentam melhor comportamento de rigidez. Foi obsevado que os edifícios que apresentaram menor relação de aspecto, obtiveram maior consumo de aço, e os edifícios com maior relação de aspecto apresentaram menor consumo de aço.

    https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/35836/1/2019_AriovaldoFernandesdeAlmeida.pdf

    III- A improvisação no canteiro, o elevado desperdício, a ausência de fiscalização, a pouca padronização e a ausência de planejamento são características da alvenaria racionalizada.

    IV- A alvenaria estrutural é toda a estrutura em alvenaria, predominantemente laminar, dimensionada por procedimentos racionais de cálculo para suportar cargas além de seu peso próprio.

    https://anicerpro.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Alvenaria-Estrutural_T%C3%A3o-antiga-e-t%C3%A3o-atual_cavalheiro1.pdf