SóProvas


ID
5406880
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir do governo do Presidente Juscelino Kubistchek, os camponeses entraram de vez na vida política nacional. Questões como a desigualdade campo-cidade, a reforma agrária e os direitos trabalhistas para os trabalhadores do campo passaram a fazer parte dos discursos cotidianos. Nesse processo se desenvolveram e ganharam atenção as Ligas Camponesas. Sobre essas ligas, é correto dizer que

Alternativas
Comentários
  • A luta da população do campo por melhoria de suas condições de vida e de trabalho no Brasil não é nova. Há revoltas e manifestações desde o período de dominação portuguesa. A Guerra de Canudos e a do Contestado, no início do período republicano são emblemáticas nesse sentido. No entanto, é inegável que a organização das Ligas Camponesas representa um momento importante na história da resistência do campo. 

    Há publicações interessantes sobre a resistência camponesa no Brasil como “Formas de resistência camponesa: Concepções de justiça e resistência nas repúblicas do passado (1930-1960)" , com organização de Márcia Motta e Paulo Afonso Zarth. Mas , manuais de Historia do Brasil para Ensino Médio tratam do tema, mesmo que não de forma detalhada.

    Entre as alternativas uma apresenta uma afirmativa correta acerca das Ligas Camponesas. 

    A) INCORRETA- A grande influência anarquista existiu entre o operariado das indústrias de São Paulo e, alguma coisa no Rio de Janeiro, por conta de suas origens italianas. 

    B) INCORRETA – O movimento dos seringueiros liderados por Chico Mendes é posterior ao governo de Juscelino Kubitschek e, não se relaciona com as Ligas Camponesas. 

    C) INCORRETA – A liderança do cacique Raoni sempre foi no sentido de reunir apoio, até internacional, para a demarcação das terras nativas, pela defesa dos povos da floresta e, pela não construção da usina de Belo Monte. 

    D) CORRETA – Francisco Julião foi o advogado que organizou as Ligas Camponesas em 1954, pois trabalhava com a defesa de camponeses. É fato que elas foram extintas com a instalação do regime militar em 1964. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • As Ligas Camponesas foram um movimento de luta pela reforma agrária no Brasil iniciado na década de 1950, que teve como principal figura incentivadora o advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) Francisco Julião (1915-1999). As Ligas Camponesas organizaram milhares de trabalhadores rurais que viviam como parceiros ou arrendatários, principalmente no Nordeste brasileiro, utilizando o lema “Reforma Agrária na lei ou na marra” contra a secular estrutura latifundiária no Brasil.

    O contexto de surgimento das Ligas Camponesas foi o processo de industrialização incentivado durante o governo JK, na década de 1950, pois a intensificação da mecanização da produção agrícola produziu desemprego e redução de salários, aumentando a insatisfação social das populações pobres da zona rural nordestina.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/as-ligas-camponesas.htm