A Revolta da Vacina, também conhecida como a Quebra Lampiões, aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Foram dias de quebra-quebra em protesto contra a lei de vacinação obrigatória contra a varíola. Na verdade a vacina já existia no Brasil desde meados do século XIX, tendo sido trazida por D. João VI que, incluso havia determinado a vacinação de
seus filhos. O Código de Posturas do Município do Rio de Janeiro, datado de 1832, incluso, estabelecia a obrigatoriedade de vacinação de crianças “de qualquer cor", havendo a proposição de multa por não obediência à determinação. No entanto, a vacinação nunca se tornou efetiva.
É por conta das reformas de Pereira Passos e Rodrigues Alves que se volta à questão de combate à febre amarela, através do “mata-mosquitos", à peste bubônica, estimulando a limpeza urbana e a eliminação de ratos e à varíola, através da vacinação. A proposta era evidentemente boa mas, a população desinformada e ignorante foi levada à revolta.
Há várias publicações sobre o período, sobre a Reforma Pereira Passos e especificamente sobre a Revolta da Vacina tais como . Bestializados de José Murilo de Carvalho. S. República J. Castro e Cidade; Fiocruz. A trajetória de Oswaldo Cruz e sua luta como médico sanitarista no século de Chalhoub.
Pergunta-se qual a afirmativa sobre a revolta está correta.
A) INCORRETA- A razão da revolta não foi a falta de vacinas mas a imposição da mesma , o que foi considerado autoritarismo, associado à desinformação acerca do que era a vacina e de como seria sua ação no organismo, na medida em que era feita a partir de pústulas de vacas infestadas.
B) CORRETA- Uma parcela da população, iletrada e desinformada – ou mal informada – acerca do que era e qual era a proposta da vacina, foi levada à revolta por interesses políticos e interesses individuais. A opção é correta.
C) INCORRETA- Militares não fazem parte dos revoltosos. Não é uma questão do exército mas da população civil que se revolta por desinformação e por conta do autoritarismo da lei da vacinação.
D) INCORRETA- O médico sanitarista Oswaldo Cruz, recém chegado de Paris, foi convocado oficialmente para organizar a vacinação , ao ser empossado como Diretor de Saúde Pública em 1903, no Rio de Janeiro,
Gabarito do Professor: Letra B.
Letra B
"Oswaldo Cruz criou uma vacina contra a febre amarela, e junto do prefeito da capital planejaram uma vacinação obrigatória em toda a população, sobretudo nos cortiços. A violência empregada na aplicação da vacina indignou a população, que se revoltou e entrou em conflito com os militares; por mais de três dias, ocorreram confrontos e uma imensa violência policial.
Após o fim da revolta, os cortiços foram destruídos e a população expulsa do centro para os morros, surgindo assim as favelas; enquanto isso, o centro era urbanizado tendo como inspiração os prédios neoclássicos franceses"
fonte: PDF Estratégia concursos